A cor do quarto pode ter impacto sobre a qualidade e a quantidade de sono por noite?

Criado em outubro 30, 2019 e atualizado em 1 de fevereiro de 2021. Categoria: Cores

Um quarto com cama, dois criados mudo

A resposta para a pergunta que dá título a este artigo é sim – um “sim” bem convicto, aliás, e com base científica. Era sabido desde há muito tempo que as cores têm forte influência sobre os seres humanos, mas recentemente um estudo conduzido pela Travelodge, empresa inglesa do setor de hotelaria, descobriu que pintar o quarto de determinadas cores pode garantir, em média, cerca de duas horas extras de sono.

E quem não quer uma boa noite de descanso, revigorante para o corpo e a mente de modo a nos deixar preparados para enfrentar mais um dia de trabalho, não é? Neste post, você vai descobrir como as cores influenciam no nosso repouso diário e quais as mais indicadas para um sono tranquilo e revigorante. Continue a leitura e conheça boas dicas para dispensar a contagem de carneirinhos na hora de dormir.

 

Cores frias para um sono dos justos

O referido estudo conduzido pela Travelodge foi realizado com duas mil casas e investigou a influência de várias cores na qualidade do sono dos britânicos. Os resultados mostraram que quem dorme em quartos azuis apresenta, em média, 7 horas e 52 minutos de sono; já os tons de marrom ou roxo garantem, no máximo e em média, apenas 6 horas e 12 minutos.

Ou seja, o estudo concluiu que as melhores noites de sono são conseguidas em quartos pintados com cores frias e claras, tidas “calmantes” pela cromoterapia. Além do já referido azul, incluem-se nessa lista o amarelo e o verde. A cor azul e suas variantes possuem propriedades tranquilizantes, que, segundo os cientistas, atuam no sistema nervoso.

Receptores especializados, localizados nas nossas retinas e chamados de “células ganglionares”, são mais sensíveis a essa cor e por isso ela é amplamente recomendada para tratamentos relacionados a distúrbios do sono, como a insônia. Além disso, 58% das pessoas que dormiam em quartos da cor do mar afirmaram que acordam felizes e bem-dispostas.

Outro achado do estudo foi que pessoas que dormem em quartos amarelos também tendem a dormir mais cerca de 07 horas e  40 minutos. Essa cor remete ao aconchego, à segurança e à alegria, elementos importantes para criar um clima de estímulo ao sono e ao descanso. É preciso frisar, contudo, que falamos aqui de tons mais claros na paleta de cores derivada do amarelo, pois esta é, sim, uma cor estimulante, se usada em seus tons mais vibrantes.

Os tons de verde também estão das cores recomendadas para uma boa noite de sono. Em média, segundo o estudo, pessoas que dormem em quartos dessa cor tendem a dormir 7 horas e 36 minutos. O verde, principalmente em suas variações mais claras, remete à natureza, à paz e a tranquilidade, ajudando a a diminuir o estresse do dia a dia.

Outros tons, como o lilás e o branco, também são recomendados.

 

O efeito das cores quentes para um sono dos justos

O estudo mostrou também o efeito das cores quentes no sono das pessoas. O roxo, por exemplo, proporciona menos horas de sono, pois, segundo os cientistas, essa cor tem forte ligação com a criatividade, estimulando o nosso inconsciente. Sendo assim, quem dorme em um quarto roxo está mais propenso a ter sonhos agitados ou até mesmo pesadelos.

O vermelho, que remete ao amor, à paixão e à energia, também pertence à galeria de cores estimulantes, que induzem a mente a um estado de vigília. Os voluntários que dormiam em quartos com predomínio desta cor descansavam em média 6 horas e 58 minutos por noite.

Além disso, a cor marrom figurou no estudo como a que leva o usuário a uma noite de sono mais curtinha – cerca de 6 horas e 05 minutos, em média. Os cientistas associaram essa cor à tristeza e, por isso, segundo eles, o cérebro não se sente confortável para um “desligar” completo em um ambiente predominantemente desse tom.

Um dado curioso se refere à cor laranja. Apesar de ser um tom quente, ela está associada à boa digestão e ao relaxamento. No estudo, usuários cujos quartos eram laranja dormiam em média 7 horas e 28 minutos.

É claro que, ao escolhermos a cor ideal para o nosso cantinho de descanso, levamos em conta fatores variados, tais como gosto, tendências de decoração e estilo de vida. Sendo assim, é importante que pessoas com propensão à insônia e a problemas do sono saibam que os tons mais claros, como o azul e o verde, estão associados a noites mais longas e tranquilas. Esta informação não impede, claro, que pessoas com tendência a dormir demais e com dificuldades para acordar optem, pelo contrário, por quartos com cores estimulantes, como o vermelho e o roxo.

Seja qual for o seu caso, a Goldencor conta com mais de 2 mil cores para garantir o tom mais adequado para todos os tipos de sonos. Aproveite a sua visita ao nosso blog, entre em contato conosco e faça seu orçamento agora mesmo, clicando aqui.

Até o próximo post!

GoldenCor Tintas

Tags:

Deixe um comentário