Decoração: tenha duas cores em uma única parede

Criado em abril 15, 2020 e atualizado em 1 de fevereiro de 2021. Categoria: Bicolor

Paleta de cores

É uma verdade universalmente conhecida que as cores influenciam no nosso humor e têm impacto até sobre a qualidade e a quantidade do nosso sono. Uma simples renovada na pintura e, de repente, sentimos como se estivéssemos em outro ambiente.

 

E por que não ousar exercitar a criatividade na hora de escolher as cores que nos rodeiam? Um bom exemplo disso é a técnica da parede bicolor (também chamada de “meia parede”), que nos últimos anos tem voltado com tudo. Por que usar uma só cor quando você pode optar por duas, não é mesmo?  Quando a parede recebe mais de uma tonalidade, o resultado é sempre um ambiente descolado, moderno e criativo.

 

O cuidado que precisamos ter, alertam os decoradores, é conseguir uma harmonia entre os tons escolhidos não só para as paredes, mas também para o mobiliários, acessórios e o restante da decoração, para que o efeito visual dessa combinação seja o mais agradável aos olhos e à mente.

 

Neste post, embarcamos na tendência bicolor e apresentamos dicas e ideias de como transformar a sua parede monocromática. Continue a leitura e inspire-se!

 

Como combinar os tons?

Uma abordagem mais tradicional à parede bicolor é aquela em que são usadas duas variações do mesmo tom – um mais escuro, geralmente aplicado na parte de baixo, e outros mais claro, na parte de cima. É uma espécie de degradê, mais organizado, com uma divisão clara onde termina um tom e começa o outro.

 

O quarto a seguir é bom exemplo dessa abordagem tradicional. Dois tons de rosa – um mais claro, outro mais escuro – foram aplicados, formando um ambiente harmônico e integrado. O contraste fica por conta dos acessórios e objetos de decoração.

Parede do quarto rosa BicolorFonte: Reprodução/ Pinterest.

Mas se você procurar exemplos do uso da parede bicolor, verá que predomina outra tendência: a do contraste. De fato, o efeito que se pretende é, cada vez mais, ousar e obter uma espécie de “color blocking”, ou “bloqueio de cores”. Trata-se de usar cores diferentes e até mesmo opostas e combiná-las de modo interessante e complementar.  Muito usada na moda, essa tendência dialoga com a obra do famoso pintor holandês Piet Mondrian.

Nos exemplos a seguir, mostramos dois casos bem sucedidos em que cores tão diferentes quanto o branco e o amarelo e o verde e o preto entraram em cena para criar ambientes marcantes e cheios de personalidade.

Corredor bicolorFonte: Reprodução/ Pinterest.

Quarto bicolorFonte: Reprodução/ Pinterest.

Você deve ter reparado que, nos exemplos mostrados anteriormente, as cores estão dispostas na horizontal e acabam se encontrando sensivelmente no meio da parede – daí o nome pelo qual é conhecida esta técnica, conforme referimos de início. Essa altura da linha onde as cores se encontram é um detalhe que faz toda a diferença – e há alternativas a essa divisão metade/metade. Quando posicionada mais abaixo, a impressão que se cria é a de um rodapé expandido; quando colocada lá no algo, temos uma espécie de moldura próxima ao teto.

Sala com quadros decorativosFonte: Reprodução/ Pinterest.

Quarto Bicolor e com decoração diferenciadaFonte: Reprodução/ Pinterest.

Mas as ideias não ficam por aqui. As duas cores podem ser aplicadas de diferentes modos, e não necessariamente na horizontal. Na sala de jantar a seguir, dois tons de roxo foram combinados formando dois triângulos retângulos na parede. O efeito é um ambiente impactante, que não passa despercebido. A dica é para esses casos é apostar em móveis minimalistas e com cores mais neutras de modo a criar um equilíbrio.

Sala de estar com a parede bicolorFonte: Reprodução/ Pinterest.

No quarto a seguir, a linha reta que resulta do encontro das cores é substituída pelo traço livre e aparentemente aleatório, que, de forma proposital, deixa evidente as marcas do pincel, criando um efeito rústico e descontraído no ambiente.

Quarto bicolor sem delimitação de espaçoFonte: Reprodução/ Pinterest.

Todas essas ideias mostram que a casa pode – e deve! – ser encarada como uma tela gigante, na qual podemos ousar e explorar os nossos gostos. Inspirado para usar esta tendência? A GoldenCor Tintas está aqui para auxiliar você nos mais diferentes projetos. Contamos com uma linha com mais de 2 mil cores de tinta entre as quais você vai certamente encontrar aquele par certo para a sua parede bicolor. Entre em contato conosco e faça seu orçamento agora mesmo, clicando aqui.

Até o próximo post!

GoldenCor Tintas 

Tags: ,

Deixe um comentário