4 ideias para delimitar espaços com as cores na decoração

Criado em dezembro 10, 2019 e atualizado em 12 de dezembro de 2019. Categoria: Delimitação de espaços

Uma mulher pintando a parede da sala de estar.

Sabe os lofts, aqueles apartamentos amplos, resultantes da transformação de galpões industriais ou armazéns e, por isso, sem repartições entre os cômodos? Essas habitações viraram febre na Nova Iorque dos anos 60 e até hoje são inspiração para os ambientes integrados, sem muitas divisões de modo a criar uma sensação de amplitude e liberdade.

Principalmente a partir dos anos 1990, as casas com cômodos abertos, dispensando paredes ou divisórias, foram ganhando cada vez mais espaço no mercado imobiliário. Além disso, os apartamentos das grandes cidades, com metragem cada vez mais reduzida, passaram a exigir muita criatividade na hora da decoração, de forma a evitar ambientes monótonos e monocromáticos e criar a sensação de espaço. 

Nesses dois casos, a cor pode jogar a nosso favor. Ela ajuda a delimitar espaços, criando uma espécie de barreira cromática, barata e fácil de ser conseguida, que cumpre pelo menos três funções: quebrar a monotonia, organizar melhor os ambientes e deixar a decoração muito mais criativa e com mais personalidade.

A seguir, veja 4 ideias de como usar a cor para delimitar vários tipos de espaços de uma casa:  cozinha, sala de estar e jantar, home office, cantinho da leitura e hall de entrada. Continue a leitura e inspire-se!


#1 Cozinha, sala de estar e jantar

Usar os recursos cromáticos para separar a sala de estar quer seja da sala de jantar ou mesmo da cozinha é uma tarefa desafiadora, que envolve criatividade, mas também muito recompensante.

Os exemplos a seguir mostram uma boa estratégica no uso da cor: criar um forte contraste cromático como forma de delimitar os ambientes. Portanto, para uma aparência arrojada, escolha cores muito diferentes – azul e laranja, amarelo e roxo, vermelho e verde e assim por diante.


Por outro lado, para um contraste mais sutil, escolha tons neutros em tons semelhantes ou tons harmoniosos com leve contraste, como cinza claro e branco, ou marrom e esbranquiçado, ou opte por tons ligeiramente diferentes da mesma cor.

 

#2 Home office

Se você não dispõe de um cômodo específico para criar um home office, pode colocá-lo na sala de estar e usar a cor para criar a impressão de um espaço reservado, adequado para um escritório.

Nos dois exemplos a seguir, as cores sóbrias imprimem um ar calmo, tranquilo e convidativo aos trabalhos. As paredes adjacentes foram pintadas de duas cores, formando uma espécie de borda. O resto da decoração e os objetos estão em harmonia, criando uma sensação de continuidade para o espaço.

 

#3 Cantinho da leitura

Quer criar um lugarzinho especial, convidativo ao bom livro na sua sala de estar ou quarto? Uma ideia para destacá-lo é pintar todo o espaço de uma só cor , diferente do resto do ambiente. Veja este exemplo inusitado, na sala de jantar.

 

 

#4 Hall de entrada

Não tem grande espaço para hall de entrada? Uma solução é destacá-lo usando uma cor diferente para a porta. Veja os exemplos a seguir.

 

 

Sim, são muitas cores para conseguir esses belos efeitos, mas não se preocupe. Na Goldencor Tintas temos mais de 2 mil cores, com excelentes acabamentos e durabilidade, para ajudar você a demarcar espaços numa casa ou em espaços integrados.

Aproveite a sua visita, entre em contato conosco e faça seu orçamento, clicando aqui.

 

GoldenCor Tintas

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *