Tinta Premium, Standard e Econômica: afinal, qual a diferença?

Criado em agosto 13, 2019 . Categoria: Tipos de Tinta

Tinta Econômica, Standard, Premium da GoldenCor Tintas

 A pintura é um aspecto essencial de qualquer espaço – afinal, os tipos de tinta e as cores escolhidas é que serão a base para toda a decoração e a harmonia dos ambientes. Seja depois da construção, durante uma reforma ou ao repaginar aquele cômodo de que você tanto gosta, a etapa da pintura sempre ganha uma atenção especial, gerando muita expectativa.

Por isso e atendendo à grande oferta de produtos disponíveis no mercado, é natural que surjam algumas dúvidas não só sobre a cor ideal para cada ambiente ou sobre o tom resultante depois da secagem completa, mas também sobre a categoria de tinta mais indicada para cada caso.

No Brasil, existem oficialmente três categorias: as tintas Econômica, Standard e Premium. Isso significa que, de acordo com as normas brasileiras, especificamente a NBR 15079, os fabricantes das diferentes marcas apenas estão autorizados a produzir e a comercializar tintas que se enquadrem em uma dessas categorias.

No post de hoje, mostramos quais as principais diferenças entre cada tipo e onde elas podem ser aplicadas a fim de se obter uma melhor adequação às expectativas e características de cada projeto. Continue a leitura e esclareça todas as suas dúvidas!

 

Tinta Econômica

As tintas econômicas, como o próprio nome sugere, costumam ser mais baratas, o que sem dúvida constitui uma vantagem e um atrativo para quem procura um produto mais acessível. Por outro lado, esta categoria oferece um rendimento relativamente baixo, ou seja, o número de demãos necessárias para se obter um bom acabamento tende a ser maior.

Uma vez que este tipo de tinta oferece menor resistência a intempéries e aos efeitos do tempo, não é recomendada para pinturas externas. A média de duração é de dois anos. Assim, esta categoria se adéqua bem a espaços internos, com baixo nível de abrasão, como, por exemplo, um forro de gesso.

 

Tinta Standard

“Standard” quer dizer “padrão”, em inglês. Assim, esta categoria oferece uma qualidade intermediária e, por isso, apresenta um valor um pouco mais alto do que a econômica, mas, menor do que as tintas Premium.

Trata-se de um produto adequado para espaços internos, onde chega a durar três anos, e também para superfícies externas, onde dura em média dois anos. Apresenta um rendimento relativamente elevado, acabamento fosco e excelente cobertura. 

 

Tinta Premium

Dependendo das condições climáticas e das intempéries, as tintas da categoria Premium chegam a durar cinco anos e são as mais indicadas para as áreas externas. Por isso, apesar de serem mais caras, apresentam uma excelente relação custo benefício, sendo ideal para o usuário que não quer se preocupar com pintura por um bom tempo.

Outras características incluem excelente acabamento, exigindo menos demãos, e ação antimofo e antiumidade. Comercializadas nos acabamentos fosco, semibrilho e acetinado, são laváveis e apresentam baixo odor.

A Goldencor Tintas conta com uma diversa linha de tintas Econômica, Standard e Premium, com diferentes acabamentos, para atender a todos os tipos de projetos. Se ainda ficou alguma dúvida sobre as diferenças entre cada categoria e qual a ideal para as suas necessidades, é só entrar em contato conosco, clicando aqui.

 

GoldenCor Tintas

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *