Qual o tempo certo de secagem entre demãos?

Criado em novembro 11, 2019 . Categoria: Secagem entre demãos

Uma mulher e um homem com latas de tinta, esperando tinta secar

A pintura de ambientes é uma tarefa que envolve certas técnicas e cuidados. A parede deve estar bem preparada para receber a tinta e, além disso, alguns procedimentos básicos em relação à aplicação do produto devem ser observados – caso contrário, o resultado final não será o desejado, e você acabará tendo prejuízo.

Um aspecto muito importante a se considerar ao pintar uma parede é o do intervalo de tempo entre uma demão e outra. As demãos, ou seja, as diferentes camadas de tinta ajudam a dar consistência e durabilidade à cor. A quantidade das aplicações depende de vários fatores, como o estado da parede e a própria qualidade da tinta. Esperar o tempo certo entre uma aplicação e outra é também essencial para um resultado perfeito.

Para você que não é pintor profissional e que irá se aventurar com os pincéis, a leitura deste post é essencial. Nele, apresentamos as principais dicas para entender tudo sobre o tempo certo de secagem entre cada demão. Confira a seguir!

 

Diferentes tempos de secagens

O tempo de secagem de cada tipo de tinta  é informado pelos fabricantes nas embalagens. Para entender essas instruções, é preciso estar atento a três conceitos de secagem: toque, entre demãos e final. Vejamos a definição de cada um:

– A expressão “ao toque” se refere ao tempo necessário para alguém colocar a mão ou encostar na pintura sem que ela borre.

“Entre demãos” remete ao tempo que é preciso esperar até podermos aplicar uma segunda ou terceira demão de tinta.

“Final” é o tempo depois do qual a pintura estará completamente seca.

Em geral, as tintas apresentam os seguintes tempos de secagem: para o toque, de 1 a 3 horas; para as demãos, cerca de quatro horas e para o resultado final, também de quatro a oito horas. É necessário aplicar pelo menos duas camadas de tinta para cobrir as pequenas imperfeições deixadas pela primeira demão e alcançar uma boa qualidade final.

Se o pintor da vez não observar o tempo correto entre demãos, o que pode acontecer é que a própria aplicação da tinta ficará mais difícil, o rolo não deslizará tão bem e a pintura pode depois apresentar defeitos. Passar o rolo duas vezes no mesmo lugar com a tinta molhada não é um problema. Mas esperar um pouco e deixar que ela comece a secar e depois aplicar outra camada sobre uma demão meio molhada só irá afetar negativamente o resultado final – principalmente, em relação a “manchas” na cor e problemas na textura.

 

Dicas importantes

– Lembre-se de que qualquer parede a ser pintada deve estar firme, limpa, livre de infiltração, umidade, pó, gordura e mofo.

– É claro que as condições climatéricas podem afetar os tempos de secagem. Em caso de chuva, frio ou muita umidade, o período de secagem será naturalmente maior e, consequentemente, a espera entre uma demão e outra, também.

– Pode ser que você já tenha visto um pintor usando um secador de cabelo apontado para as paredes com tinta fresca, de modo a acelerar o processo de secagem para a aplicação de outra demão. Esse não é, contudo, um método muito prático, e mais comumente aplicado para pequenas superfícies, como as que passaram por um pequeno retoque. O ideal é ter paciência e esperar a secagem natural.

– Quando se trata de pintar uma parede nova, o primeiro cuidado que devemos ter diz respeito ao tempo de secagem do reboco. Esse período leva em torno de 30 dias; se esse prazo for simplesmente ignorado, pode ser que você tenha problemas futuros, pois a tinta tende a reagir com o cimento fresco, o que afetará a própria cor e textura do resultado final.

– Aplicação ou não de selador, qualidade do reboco, pintura nova ou repintura, condições do tempo e sobretudo a qualidade da tinta influenciam a quantidade de demãos. Para saber sobre os diferentes tipos de tinta, consulte o nosso post sobre o assunto aqui.

Com tintas de qualidade superior e rápida secagem, a GoldenCor Tintas conta com uma diversa linha de tintas disponíveis em mais de 2 mil cores, para atender a todos os tipos de projetos e gostos. Aproveite a sua visita, entre em contato conosco e faça seu orçamento agora mesmo, clicando aqui. Até o próximo post!

GoldenCor Tintas

Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *