5 vantagens de pintar o telhado

Criado em julho 16, 2020 e atualizado em 1 de fevereiro de 2021. Categoria: Telhado

imagem do telhado de várias casas

A prática de pintar o telhado vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Segundo a pesquisa “Cool Color Roofing Materials”, desenvolvida em 2006 por um grupo de pesquisadores do Lawrence Berkley National Laboratory, dos Estados Unidos, pintar o telhado, especialmente usando a cor branca, pode reduzir de 40% a 70% a temperatura dos ambientes, bloqueando até 90% dos raios ultravioletas e 80% dos demais raios solares. Tudo isso resulta em uma diminuição de 30% na conta de energia elétrica.

Assim, mais do que uma mera opção na hora de construir ou reformar, essa prática se revela uma atitude sustentável, que ajuda até mesmo a combater o aquecimento global. Reconhecendo essa importância, a ONG World Green Building Council, a maior organização mundial direcionada para práticas sustentáveis no mercado da construção civil, lançou em 2009 a campanha “One Degree Less” (“Um Grau a Menos”) para incentivar as pessoas a pintarem seus telhados de branco. Na Califórnia, Estados Unidos, existe mesmo uma lei que exige que os prédios comerciais tenham os telhados pintados dessa cor.

No post de hoje, apresentamos três razões pelas quais pintar o topo de uma construção na cor branca é uma prática vantajosa e que deve ser cada vez mais frequente nos próximos tempos.

Continue a leitura e veja por que você também deve aderir a essa prática!

 

#1 Refração dos raios solares

A Física ajuda a explicar o porquê de os telhados brancos serem vantajosos.

A cor preta absorve todos os raios solares; já a cor branca reflete cerca de 90% da luz incidente, absorvendo os restantes 10%. Essa refração dos raios está diretamente relacionada à não absorção de calor. Assim, quanto mais escura a cor do telhado, mais quente o ambiente ficará. Assim, podemos afirmar que um telhado pintado de branco ajuda na dissipação do calor e na consequente diminuição da temperatura interna dos vários cômodos.

Devemos levar em conta que o Brasil é o país que mais recebe irradiação solar em todo o mundo, por estar localizado próximo à linha do Equador. Essa incidência é alta durante todo o dia, com pouca variação ao longo das estações do ano – portanto, por aqui, um telhado branco faz toda a diferença.

 

#2 Redução da conta de energia elétrica

Como já adiantamos, pintar o telhado de branco representa uma vantagem para o bolso do proprietário. Isso acontece porque o branco é uma cor que reflete a radiação do sol, responsável em grande parte por elevar a temperatura. Sendo assim, os ambientes não ficam tão quentes e há uma menor necessidade do uso de aparelhos de ar condicionado e ventiladores. Em média, gasta-se entre 20 e 30% a menos de energia elétrica.

Isso é especialmente vantajoso em um país como o Brasil, cuja extensão territorial está localizada, em sua maior parte, na zona intertropical, ou seja, nas zonas de baixas latitudes, com climas quentes e úmidos.

 

#3 Aumento da vida útil dos telhados

Além das vantagens já listadas, as tintas específicas para os telhados impermeabilizam essas superfícies e protegem-nas contra a proliferação de fungos. Além disso, conseguem retardar o desgaste natural causado pela incidência da luz do sol e da chuva. Há até mesmo um impacto nas propriedades acústicas, com a redução do nível de ruídos.

A aplicação é mais fácil do que você imagina e a manutenção é espaçada, sendo normalmente realizada a cada 5 anos. Por tudo isso, o telhado branco também é indicado para estabelecimentos comerciais, galpões e armazéns.

A Goldencor conta uma linha de tintas para o telhado que produzem alto efeito impermeabilizante, com ótima cobertura, brilho e resistência a intempéries. Comercializada nos tamanhos 3,6 litros e 18 litros, além do branco, outras cores estão disponíveis para os mais diversos tipos de projetos.

Conte com as vantagens de uma boa pintura no telhado. Entre em contato conosco e faça seu orçamento agora mesmo, clicando aqui.

Até o próximo post!

GoldenCor Tintas 

Tags: , , ,

Deixe um comentário