Renove a madeira do seu deck com estas 3 dicas

Criado em março 24, 2022 e atualizado em 25 de março de 2022. Categoria: Madeira de deck

Homem passando verniz na madeira de deck

Os decks de madeira dão um toque especial e trazem muito aconchego em áreas internas e externas, podendo ser usados em quintais, áreas de lazer, varandas, piscinas e até mesmo como painéis de parede. Você também pode utilizá-lo como caminho de jardim, piso de gazebos, quiosques e em área molhada de banheiros.

Os decks ficam expostos a chuva e sol, por isso são feitos com placas de madeiras nobres, previamente tratadas, resistentes a cupins e ao apodrecimento, como é o caso do ipê e da itaúba, mas apesar da resistência, é importante fazer a manutenção do seu deck duas vezes ao ano. Pois assim, você garante qualidade e beleza do material.

Pensando nisso, no post de hoje, falamos como cuidar do seu deck. Trouxemos dicas e os benefícios de renovar a madeira do deck com um verniz correto e de qualidade.

Quer saber mais? Continue a leitura!

 

Qual a importância de fazer a manutenção do deck?

Como é feito de madeira, o deck pode sofrer alterações devido as mudanças de temperatura, umidade e presença de microrganismos. Não fazer a manutenção do deck, pode causar escurecimento e o enfraquecimento das fibras de madeira.

 

Produtos que devem ser utilizados na manutenção e tratamento da madeira

O verniz e o stain são dois produtos que podem ser utilizados na manutenção da madeira, é só você escolher um dos produtos e renovar o seu deck.

Proteção do deck com verniz

O verniz protege a madeira do sol e da chuva, ele pode ser aplicado com rolo, pincel ou pistola.

 O verniz duplo filtro solar tem um acabamento semitransparente elaborado com duplo filtro solar, altíssima resistência ao intemperismo e UV. Indicado para aplicação em superfícies de madeira externa e interna.

O verniz marítimo tem um acabamento brilhante para aplicação em madeira externa e interna, assim como para embarcações acima da linha d’água.

Para uma aplicação de madeira interna de secagem rápida e acabamento brilhante, use o verniz copal

Proteção de decks com stain

Além do verniz, você também pode escolher o stain. Ele penetra na madeira, garantindo uma maior hidratação e aspecto natural da madeira e suas fibras.

O stain funciona como um tingimento capaz de realçar ainda mais a superfície do seu deck, pois o produto ajuda e repelir a água e ainda combate a formação de fungos. Para aplicar o stain utilize pincel ou rolo, só não pode ser aplicado sobre tinta.

As vantagens do stain são:

  • Possui acabamento acetinado que realça os veios e desenhos naturais;
  • Protege e embeleza a madeira;
  • Não forma a película rígida típicas dos acabamentos convencionais;
  • Contém fungicida, resinas e pigmentos que protegem a superfície da madeira contra a ação dos raios UV, fungos manchadores e boladores;
  • Reduz o empenamento, por ser hidrorepelente.

 

Como limpar deck de madeira

Remova líquidos e materiais sólidos, como folhas, poeira, alimentos que caem sobre o deck, com o auxílio de uma vassoura, pano e água.

Não utilize produtos químicos que podem ter reação com os produtos utilizados para a proteção do deck como o stain e verniz.

Como fazer a manutenção de deck de madeira da forma correta?

Recomenda-se fazer a manutenção do seu deck de madeira a cada 6 meses ou, pelo menos, uma vez ao ano, dependendo da intensidade de uso e do local de instalação.

O passo a passo é bem simples, siga o passo a passo e faça a manutenção anual do seu deck:

  1. Esfregue as placas

Prepare a madeira para o revestimento tire o produto usado anteriormente, removendo sujeira, óleos, graxas e outros contaminantes. Aplique o produto de limpeza com uma escova de cerdas duras, esfregue bem o convés, deixe por 20 minutos e depois enxágue com uma mangueira.

  1. Aplique o verniz ou stain

Aplique um produto que sirva para hidratar e garantir um visual bonito para a madeira, escolha entre o verniz e o stain.

Na Goldencor você garante os melhores vernizes e stain para o tratamento da madeira do seu deck. Para não perder nenhuma novidade que postamos nas nossas redes sociais, nos siga no Instagram e no Facebook. Ou se preferir, entre em contato aqui.

Se você gostou do nosso conteúdo, deixe o seu comentário.

Até o próximo post, abraços!

GoldenCor

Tags: , , , , , , , , , ,