Casa de alvenaria: como pintar e qual tinta utilizar?
Criado em outubro 22, 2019 e atualizado em 1 de fevereiro de 2021. Categoria: Casa de Alvenaria
Para mudar a decoração de um cômodo ou de um espaço inteiro, às vezes tudo de que você precisa é apenas mudar a cor das paredes. É isso o que afirmam os decoradores: uma boa pintura pode dar um “up” em qualquer ambiente e ajudar a ressaltar os pontos fortes da decoração pré-existente. Mas, para isso, é essencial não só escolher uma tinta de boa qualidade, como também seguir alguns passos essenciais, que garantirão um excelente resultado final.
As casas de alvenaria – aquelas feitas basicamente com cimento e tijolos – representam o tipo de construção mais comum no Brasil. Por isso, neste post mostramos de forma didática, passo a passo, como pintar paredes que sejam feitas desses materiais e que tipo de tinta usar.
Primeiro, confira o nosso check list de materiais com tudo de que você precisará e, depois, vamos ao passo a passo:
- Lixa;
- Selador ou impermeabilizante Goldencor Tintas;
- Massa Corrida Goldencor Tintas;
- Desempenadeira de aço (para aplicar massa corrida);
- Espátula;
- Rolo de lã;
- Pincel pequeno;
- Garfo para rolo;
- Base solvente Goldencor Tintas;
- Prolongador ou cabo para rolo de tinta;
- Bandeja de aplicação de tinta;
- Panos velhos;
- Jornal e fita crepe para proteção;
- Lençóis ou panos velhos para cobrir os móveis;
- Tinta Goldencor Tintas da cor de sua preferência
- Óculos de segurança transparente (para evitar que a tinta respigue nos olhos);
- Avental ou macacão.
Primeiro passo: Limpar
Comece por limpar as paredes. Para isso, você pode usar uma mistura de água e detergente ou, se a parede apresenta mofo, use água misturada com água sanitária (1:1).
Chamamos a atenção para o fato de que as paredes de alvenaria novas requerem um tempo de cura de cerca de 30 dias – antes disso, elas não estão totalmente prontas para receber a tinta.
Segundo passo: Lixar
Depois, é hora de lixar as paredes. A espessura da lixa dependerá do tipo de superfície com que você trabalhará: use uma lixa mais fina (220 ou 240) para superfícies firmes e sem muito excesso no reboco, 80 ou 100 (mais grossa) nas partes com bastante reboco. Deixe a superfície bem lisa, livre de imperfeições para receber o selador no próximo passo.
Terceiro passo: Impermeabilizar
Depois de limpa e lisa, a parede está pronta para a aplicação do selador. Abra a lata e misture bem, até obter um material homogêneo. Numa bandeja, despeje uma determinada quantidade do produto, mergulhe o rolo – de preferência de lã – e depois aplique na parede com movimentos de sobe e desce. Repita mais uma camada dessa aplicação, principalmente se a primeira demão não foi tão bem aplicada.
As paredes novas tendem a deixar resíduos na superfície e possuem uma alta taxa de absorção – ou seja, “chupam” muita tinta. O selador Golden impermeabiliza as superfícies, aumentando a fixação da cor, diminuindo manchas e até a infiltração da água da chuva.
Quarto passo: Aplicar a massa corrida
Com uma desempenadeira e contando com o auxílio de uma espátula para os cantos, aplique a massa corrida. Ele serve para tapar buracos que podem ter ficado na parede.
Depois disso, deixe secar por duas ou três horas. Passe a lixa para deixar a superfície lisa para uma vez. Aplique novamente o selador sobre a massa corrida.
Quinto passo: Aplicar a primeira demão
Abra a lata e faça a diluição recomendada com a base solvente, misturando para que o produto fique uniforme, de acordo com as instruções da embalagem.
Na bandeja de aplicação, despeje um pouco de tinta. Mergulhe o rolo e retire o excesso, de modo a evitar que fique encharcado. O ideal é que, antes, você tenha protegido o chão e os móveis, cobrindo-os com jornais e lençóis velhos. Se for pintar teto e paredes, o melhor é começar pelo teto.
Aplique na superfície deseja, em movimentos uniformes, para cima e para baixo, passando por toda a extensão da parede. Para os cantos, o ideal é que você use um pincel menor – o rolo não garante uma boa aplicação nessa parte.
Sexto passo: Aplicar a segunda demão
Esse sexto passo irá depender muito do tipo de tinta utilizada. De todo modo, podemos dizer que, em cerca de quatro horas, a parede poderá receber a segunda demão. Trata-se do acabamento final, feito com os mesmos movimentos do passo anterior.
Não se esqueça dos cantos e eventuais portas e janelas. Espere secar.
Tipo de tinta
O tipo de tinta a ser utilizado em uma casa de alvenaria depende, basicamente, do ambiente – se interno ou externo – e do tipo de acabamento e cobertura desejados. Você pode obter mais detalhes no post inteiramente dedicado aos diversos tipos de tinta – basta clicar aqui.
Com mais de duas mil cores de qualidade superior e rápida secagem, a Goldencor Tintas conta com as linhas de tinta Premium, Standard e Econômica para os diversos ambientes de uma casa de alvenaria.
Além disso, temos todos os produtos de que você precisa para um acabamento perfeito – de selador a base solvente, passando pela massa corrida. Aproveite a sua visita ao nosso blog e entre em contato conosco para fazer o orçamento do seu projeto, clicando aqui. Até o próximo post!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.