Casa de alvenaria: como pintar e qual tinta utilizar?

Criado em outubro 22, 2019 . Categoria: Casa de Alvenaria

uma casa rosa de alvenaria e uma menina descendo as escadas

Para mudar a decoração de um cômodo ou de um espaço inteiro, às vezes tudo de que você precisa é apenas mudar a cor das paredes. É isso o que afirmam os decoradores: uma boa pintura pode dar um “up” em qualquer ambiente e ajudar a ressaltar os pontos fortes da decoração pré-existente. Mas, para isso, é essencial não só escolher uma tinta de boa qualidade, como também seguir alguns passos essenciais, que garantirão um excelente resultado final.

As casas de alvenaria – aquelas feitas basicamente com cimento e tijolos – representam o tipo de construção mais comum no Brasil. Por isso, neste post mostramos de forma didática, passo a passo, como pintar paredes que sejam feitas desses materiais e que tipo de tinta usar.

Primeiro, confira o nosso check list de materiais com tudo de que você precisará e, depois, vamos ao passo a passo:

  • Lixa;
  • Selador ou impermeabilizante Goldencor Tintas;
  • Massa Corrida Goldencor Tintas;
  • Desempenadeira de aço (para aplicar massa corrida);
  • Espátula;
  • Rolo de lã;
  • Pincel pequeno;
  • Garfo para rolo;
  • Base solvente Goldencor Tintas;
  • Prolongador ou cabo para rolo de tinta;
  • Bandeja de aplicação de tinta;
  • Panos velhos;
  • Jornal e fita crepe para proteção;
  • Lençóis ou panos velhos para cobrir os móveis;
  • Tinta Goldencor Tintas da cor de sua preferência
  • Óculos de segurança transparente (para evitar que a tinta respigue nos olhos);
  • Avental ou macacão.

 

Primeiro passo: Limpar

Comece por limpar as paredes. Para isso, você pode usar uma mistura de água e detergente ou, se a parede apresenta mofo, use água misturada com água sanitária (1:1).

Chamamos a atenção para o fato de que as paredes de alvenaria novas requerem um tempo de cura de cerca de 30 dias – antes disso, elas não estão totalmente prontas para receber a tinta.

 

Segundo passo: Lixar

Depois, é hora de lixar as paredes. A espessura da lixa dependerá do tipo de superfície com que você trabalhará: use uma lixa mais fina (220 ou 240) para superfícies firmes e sem muito excesso no reboco, 80 ou 100 (mais grossa) nas partes com bastante reboco. Deixe a superfície bem lisa, livre de imperfeições para receber o selador no próximo passo.

 

Terceiro passo: Impermeabilizar

Depois de limpa e lisa, a parede está pronta para a aplicação do selador. Abra a lata e misture bem, até obter um material homogêneo. Numa bandeja, despeje uma determinada quantidade do produto, mergulhe o rolo – de preferência de lã – e depois aplique na parede com movimentos de sobe e desce. Repita mais uma camada dessa aplicação, principalmente se a primeira demão não foi tão bem aplicada. 

As paredes novas tendem a deixar resíduos na superfície e possuem uma alta taxa de absorção – ou seja, “chupam” muita tinta. O selador Golden impermeabiliza as superfícies, aumentando a fixação da cor, diminuindo manchas e até a infiltração da água da chuva.

 

Quarto passo: Aplicar a massa corrida

Com uma desempenadeira e contando com o auxílio de uma espátula para os cantos, aplique a massa corrida. Ele serve para tapar buracos que podem ter ficado na parede.

Depois disso, deixe secar por duas ou três horas. Passe a lixa para deixar a superfície lisa para uma vez. Aplique novamente o selador sobre a massa corrida.

 

Quinto passo: Aplicar a primeira demão

Abra a lata e faça a diluição recomendada com a base solvente, misturando para que o produto fique uniforme, de acordo com as instruções da embalagem.

Na bandeja de aplicação, despeje um pouco de tinta. Mergulhe o rolo e retire o excesso, de modo a evitar que fique encharcado. O ideal é que, antes, você tenha protegido o chão e os móveis, cobrindo-os com jornais e lençóis velhos. Se for pintar teto e paredes, o melhor é começar pelo teto.

Aplique na superfície deseja, em movimentos uniformes, para cima e para baixo, passando por toda a extensão da parede. Para os cantos, o ideal é que você use um pincel menor – o rolo não garante uma boa aplicação nessa parte.

 

Sexto passo: Aplicar a segunda demão

Esse sexto passo irá depender muito do tipo de tinta utilizada. De todo modo, podemos dizer que, em cerca de quatro horas, a parede poderá receber a segunda demão. Trata-se do acabamento final, feito com os mesmos movimentos do passo anterior.

 Não se esqueça dos cantos e eventuais portas e janelas. Espere secar.

 

Tipo de tinta

O tipo de tinta a ser utilizado em uma casa de alvenaria depende, basicamente, do ambiente – se interno ou externo – e do tipo de acabamento e cobertura desejados. Você pode obter mais detalhes no post inteiramente dedicado aos diversos tipos de tinta – basta clicar aqui.

Com mais de duas mil cores de qualidade superior e rápida secagem, a Goldencor Tintas conta com as linhas de tinta Premium, Standard e Econômica para os diversos ambientes de uma casa de alvenaria.

Além disso, temos todos os produtos de que você precisa para um acabamento perfeito – de selador a base solvente, passando pela massa corrida.  Aproveite a sua visita ao nosso blog e entre em contato conosco para fazer o orçamento do seu projeto, clicando aqui. Até o próximo post!

 

GoldenCor Tintas

Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *