Como preparar a pintura da casa de madeira?

Criado em novembro 18, 2019 . Categoria: Casa de Madeira

Uma casa de madeira, pintada com verniz e tinta branca

Atemporais, charmosas e econômicas, as casas de madeira são uma boa escolha para quem deseja fugir da forma tradicional das casas de alvenaria e, assim, economizar tempo e dinheiro. Com uma pegada rústica, elas garantem qualidade a um excelente custo-benefício, chegando a custar 40% do que as casas convencionais.

Mas, na hora da pintura desse tipo de casa, alguns cuidados são necessários. Por isso, assim como mostramos para as casas de alvenaria,  apresentamos neste post uma série de dicas para garantir a aplicação perfeita da tinta nas paredes de seu imóvel de madeira. 

Se você é adepto da filosofia “Faça Você Mesmo” e quer pintar a sua casa de madeira, então este post é para você. Continue a leitura e fique por dentro!

 

Primeiro passo: preparar a madeira

Em primeiro lugar, é preciso preparar a madeira para receber a pintura, eliminando a sua “cobertura” com a ajuda de uma lixa grossa, própria para o material em questão – a de número 120 é ideal para esse trabalho. Após lixar bem a superfície, para nivelar a madeira e deixá-la lisa, lixe-a novamente, mas dessa vez com uma de número 220.

Ainda antes de começar a pintura, elimine todo o pó, inclusive das frestas. Você pode usar um aspirador de pó ou um pincel limpo e de cerdas finas. No final, passe um pano levemente úmido para finalizar.

 

Conferindo desnível e imperfeições

Hora de conferir se a parede de madeira tem algum desalinho ou “machucado”. Se isso se verificar, usa um pouco de massa para madeira, aplicada com uma espátula flexível, e espere secar por cerca de duas horas. Volte a lixar novamente para obter um local liso e limpe a parede novamente. Isso garantirá uma boa superfície para a aplicação da tinta.

Note que a tinta não vai esconder ou reparar rachaduras, buracos e saliências na madeira depois de secar. A verdade é que é provável que essas imperfeições fiquem ainda mais aparentes depois da pintura. Por isso, é preciso paciência nas etapas inicias.

Se a madeira apresentar alguma mancha ou acabamento, aplique uma solução de fosfato trissódico. Em vez de tentar remover a mancha completamente, tente limpar e lixar a madeira, de maneira a dar à tinta a superfície porosa que ela necessita para se aderir.


Aplicando o primer na madeira

O primer é o produto que ajuda a obter uma aparência mais uniforme e intensa na pintura. Siga as instruções do recipiente para saber o tempo entre demãos e o número de aplicações.

De todo modo, o ideal é aplicar várias demãos para uma aparência mais homogênea da tinta. Se isso aumentar o veio da madeira (ou seja, as suas listas), você pode lixá-la com uma lixa fina antes de aplicação da camada final.

Está em dúvida sobre qual cor de primer usar? Use primer cinzento para camadas mais escuras de tinta e um primer branco para camadas mais brilhantes.

 

Escolhendo a tinta

É hora de escolher o tipo de tinta. A maior parte dos trabalhos pode ser feita com tinta látex (à base de água), que é boa para a pintura madeira. Tendo em mente que a tinta à base de óleo dura mais do que a tinta látex.

Outra vantagem da tinta à base de óleo é que ela seca lentamente – assim, as marcas da passagem do pincel ficam menos visíveis. Você pode adicionar um “condicionador” à tinta látex de modo a amenizar o efeito da secagem rápida e reduzir a visibilidade das marcas de pincel.

 

Pintando a parede de madeira

Para iniciar o processo de pintura propriamente dito, molhe o pincel na tinta, mergulhando-o um terço no produto. Bata o pincel de um lado da lata de tinta, vire-o em 180° e bata do outro para que retirar os excessos.  Pinte uniformemente, fazendo movimentos curtos, repetidos de três a quatro vezes até que um segmento da madeira esteja completamente coberto de tinta. Aguarde até que a tinta seque completamente antes de repetir este procedimento mais vezes.

Pondere se é necessário aplicar um selante para preservar a pintura. Uma camada extra de selante pode ser adicionada à madeira, especialmente se as paredes em questão ficarem em área externa.

Com esse passo a passo, fica fácil encarar a pintura da sua casa de madeira, sem nunca abrir mão de materiais de qualidade.

A GoldenCor Tintas também pode ajudar na hora de escolher a tinta adequada para o seu projeto. Contamos com uma diversa linha de tintas com mais de 2 mil cores e excelentes acabamentos e durabilidade, especialmente pensados para a madeira.

Aproveite a sua visita, entre em contato conosco e faça seu orçamento, clicando aqui.


GoldenCor Tintas

Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *