Saiba como proteger a casa de praia contra a ação da maresia

Criado em outubro 7, 2019 . Categoria: Casa de praia

Praia com várias casas coloridas

Sol, calor, mar, sombra e água fresca. Eis que, chegado o Verão, é tempo de aproveitar o descanso e relaxar para recarregar as energias. E nada melhor do que fazer isso no aconchego e conforto de uma casa de praia com a nossa cara.

Mas, apesar dos inúmeros benefícios de manter um pouso próprio no litoral, há um problema que nunca deixa de preocupar proprietários e arquitetos: os estragos causados pela maresia.

A maresia é aquela névoa fina e úmida que encontramos pairando ao longo da costa nas cidades litorâneas. Espécie de spray natural, essa névoa é formada por bilhões de gotículas de água salgada, que são lançados ao ar cada vez que uma onda arrebenta na praia. Por causa dos inúmeros sais presente nessas gotículas, a maresia enferruja carros, emperra portões e racha vigas de concreto. Além disso, a própria água, aliada às temperaturas mais altas das regiões litorâneas, favorece o crescimento de mofo e da umidade.

Como ninguém quer ter dores de cabeça em momentos destinados ao descanso, certos cuidados especiais são necessários na hora de escolher os materiais da casa de praia. Confira neste post as principais dicas para evitar reparos inesperados e indesejados.  

 

Telhado

O tipo de material usado no telhado variará de acordo com o estilo arquitetônico da casa de praia. Contudo, algumas dicas devem ser levadas em conta na hora de fazer essa escolha.

Para as telhas cerâmicas, as impermeabilizantes são as mais adequadas, pois elas diminuem o efeito da cristalização dos sais de areia, que provocam esfarelamento do acabamento. Já para as telhas de concreto, opte pelo acabamento gloss, com uma camada de verniz acrílico. Esse tipo garante um telhado limpo por mais tempo. As telhas de fibrocimento sem amianto, as lajes impermeabilizadas ou o telhado verde são boas opções para moradias com coberturas planas. Elas proporcionam bom conforto térmico e boa resistência.

Outra boa dica, não exatamente relacionada à maresia, é pintar as telhas de branco. Com essa cor, elas não absorvem tanto calor e refletem até 90% da energia solar.

 

Piso

Na hora de escolher o piso, opte por porcelanatos do tipo gloss, com uma camada de proteção contra riscos e manchas, ou aqueles com acabamentos foscos. O piso de tecnocimento, aquele sem juntas na sua constituição, apresenta uma boa resistência ao risco.

Os tons manchados são ideias, pois, além de terem um bom efeito estético, disfarçam os efeitos da maresia e da presença de areia.

 

Revestimentos e esquadrias

Os revestimentos mais recomendados são os que apresentam cerâmica, pedras ou pastilhas, pois os de argamassa não têm resistência à maresia.

As esquadrias são uma boa barreira contra a maresia, mas alguns cuidados são necessários na sua escolha. O PVC é um acabamento que tem sido cada vez mais utilizado por arquitetos. Ele é imune à corrosão causada pela maresia, proporciona ótima vedação e superior isolamento térmico, além de não amarelar, nem perder o brilho. De todos os acabamentos para esquadrias, é o que menos exige manutenção.

 

Ferragem e metais

Por conta da oxidação causada pela maresia, opte pelo aço do tipo patinável. Tenha em mente que as ferragens precisam passar frequentemente por limpeza e lubrificação (dobradiças, encaixes de maçanetas e parafusos). Recomenda-se o uso do aço inox ou galvanizado, que podem ser pintados de modo a garantir proteção extra contra a corrosão.

 

Tintas

Em qualquer casa de praia, as tintas merecem atenção especial, de modo a garantir durabilidade e proteção contra o mofo, a umidade e os demais efeitos da maresia. Para isso, elas devem ser de qualidade superior. O ideal é investir na linha Premium, que chega a durar cinco anos. Apesar de serem mais caras, elas apresentam uma excelente relação custo benefício, fazendo com que o proprietário não se preocupe com pintura por um bom tempo. Além disso, tais tintas proporcionam ação antimofo e umidade e excelente acabamento, exigindo menos demãos.

As tintas acrílicas aplicadas são as indicadas para o exterior, pois apresentam boa resistência.  Para espaços internos, a dica é investir em tintas acrílicas semibrilho, que amenizam os impactos da maresia e apresentam boa durabilidade.

A Goldencor conta com uma diversa linha de tintas, com mais de 2 mil cores para escolher. Aproveite a sua visita, entre em contato conosco e faça o orçamento da pintura específica para a sua casa de praia ou para o seu projeto especial, clicando aqui.

 

GoldenCor Tintas

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *