Acabamentos fosco, acetinado e semibrilho: aprenda a diferenciar

Criado em fevereiro 13, 2020 . Categoria: Pintura

mulher pensando com um fundo cinza atras

A virada de ano é uma altura que muitas pessoas aproveitam para renovar a casa. Nessa altura, o nosso inconsciente coletivo anseia pela mudança e nada mais natural que a nossa casa vibre na mesma frequência da renovação.

Uma boa maneira de fazer isso é dando às paredes uma nova pintura. De fato, uma simples mudança de cor proporciona uma mudança de energia nos ambientes, sendo uma das maneiras mais fáceis de renovar o nosso cantinho.

Mas na hora de botar a mão a massa nesse projeto de ano novo, não basta apenas escolher a cor ideal para cada parte da casa: é preciso conhecer os tipos de acabamento disponíveis e saber aqueles que mais se adequam às necessidades dos ambientes que você irá pintar.  

É pensando nisso que no post de hoje abordamos os três tipos de acabamentos de tinta mais comuns – fosco, acetinado e semibrilho – e mostramos como fazer uma escolha certa ao optar por um deles. Vem com a gente saber mais!

 

Acabamento fosco

Segundo os dicionários, “fosco” é a qualidade daquilo que não apresenta brilho. Portanto, a tinta fosca é aquela que reflete diretamente a luz que ilumina os ambientes, sendo opaca e proporcionando um aspecto mais aveludado às paredes. Em termos mais técnicos, esse tipo de tinta é aquele que contém menos resina, um tipo de substância responsável, entre outras coisas, pelo brilho e pelas propriedades físicas após a secagem do produto.

A tinta de acabamento fosco é a ideal para camuflar as imperfeições das paredes, dando ao substrato uma aparência mais homogênea. Por isso, ela proporciona uma estética requintada e mais uniforme, com uma boa relação custo-benefício. Esses são os principais pontos positivos.

Por outro lado, esse tipo de acabamento é mais difícil de manter limpo, absorvendo manchas e sujidade mais facilmente e, por vezes, favorecendo a proliferação de fungos – não, passar um pano úmido não vai adiantar. Por esses motivos, o produto não é o mais indicado para áreas muito movimentadas ou com atividades constantes, como corredores, salas e cozinhas.

Se mesmo assim você acabar optando por tintas foscas para esses cômodos, uma excelente dica é escolher cores mais escuras, que não deixarão sujeira e manchas tão visíveis.

 

Acabamento acetinado

Este tipo de acabamento apresenta um brilho intermediário – ou seja, mais brilho do que acabamento fosco, mas menos do que o do semibrilho. Esse meio termo faz com que as tintas com esse acabamento sejam muitas vezes as escolhidas quando estamos em dúvidas entre o fosco e o semibrilho.

Proporcionando um brilho mais discreto, o acabamento acetinado não acentua tanto as imperfeições e também é mais fácil de limpar do que a tinta fosca. Apresentando uma boa resistência a mofo e algas, o produto pode ser aplicado em áreas internas e de grande circulação. A limpeza pode ser feita com um simples pano úmido.

Podemos afirmar que esta é a escolha adequando quando:
1) se busca algo além do fosco, mas não se quer muito brilho; e 2) quando as paredes não estão com muitas imperfeições.

 

Acabamento semibrilho

Com o perdão do trocadilho, esse tipo de acabamento nasceu para brilhar.

O “semi” (que significa “metade”) em “semibrilho” pode até indicar que há tintas que brilhem mais, mas este acabamento apresenta o brilho mais intenso, se considerarmos apenas as tintas mais comuns.

Vamos às vantagens e desvantagens. O acabamento semibrilho proporciona uma excelente resistência ao tempo, à sujeira, a manchas e ao desbotamento. Por criar uma barreira impermeável na parede, protege e aumenta a vida útil do substrato. Para limpar, basta um paninho úmido. Além disso, a sua composição impede a proliferação de microorganismos, já que apresenta uma maior quantidade de polímeros.

Por outro lado, como este acabamento reflete mais a luz, ele irá destacar muito mais as imperfeições da superfície onde for aplicado. O ideal é que seja usado em paredes em boas condições. Uma boa dica nesse sentido é saber que o brilho final, depois da secagem, depende de quantas demãos forem aplicadas – quanto mais demãos, mais brilho.

Agora que você já sabe diferenciar os tipos de acabamento mais comuns, já pode escolher a cor da sua tinta com mais tranquilidade. Nessa hora, conte com a GoldenCor Tintas. Com uma diversa linha de 2 mil tons nos diferentes acabamentos, nós temos tudo aquilo que você precisa para transformar a sua casa neste ano que se inicia.

Aproveite a sua visita, entre em contato conosco e faça seu orçamento, clicando aqui.


GoldenCor Tintas

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *