Quem disse que o local de trabalho não pode ser aconchegante?

Criado em janeiro 29, 2020 e atualizado em 1 de fevereiro de 2021. Categoria: Escritório

Mulher trabalhando em um local aconchegante e com cores que estimulam a criatividade

A famosa metodologiaa dos 5S – seiri (classificação), seiton (ordem), seiso (limpeza), seiketsu (padronização) e shitsuke (disciplina) – há muito tempo é sinônimo de eficiência, organização e uniformidade no ambiente corporativo. Ela foi primeiro implementada em espaços fabris e depois se espalhou pelo mundo dos negócios, desencorajando qualquer formato que saísse de um rígido padrão pré-estabelecido.  Por isso, durante muito tempo, muitas empresas proibiram objetos pessoais e adotaram uma decoração algo austera e impessoal.

Contudo, estudos mostram que esse pensamento faz cada vez menos sentido.

Por exemplo, em 2010, os psicólogos Alex Haslam e Craig Knight, ambos da Universidade de Exeter, no Reino Unido, conduziram um estudo que mostrou que a produtividade das pessoas em tarefas administrativas está diretamente relacionada ao modo como elas se sentiam no ambiente de trabalho. Assim, os pesquisadores comprovaram que os espaços austeros e espartanos estimulam menos a produtividade do que espaço mais confortáveis, personalizados e acolhedores.

Se passamos mais de um terço das nossas vidas no trabalho, nada mais compreensível do que desejar trabalhar um espaço agradável e bem decorado. Nessa seara, as cores sem dúvida desempenham um papel central, afetando o humor e, claro, a produtividade das pessoas. Neste post, apresentamos algumas ideias de como escolher as cores de um ambiente laboral não só para fugir do óbvio, mas também garantir um espaço convidativo ao trabalho e à criatividade. Continue a leitura e saiba mais!

 

O efeito das cores

Podemos encontrar a inspiração para a escolha das cores em um ambiente de trabalho nos estudos da psicóloga americana Angela Wright. Em tais estudos, Wright mostrou que cada cor afeta uma parte diferente de nós.

As quatro cores primárias são vermelho, azul, amarelo e verde, e elas afetam o corpo (vermelho), a mente (azul), as emoções, o ego e a autoconfiança (amarelo) e o equilíbrio essencial entre a mente, o corpo e as emoções (verde). Além disso, quando você combina mais de uma cor, obtém os efeitos de ambas. Por exemplo, se você combinar um amarelo altamente saturado com um azul altamente saturado, obterá uma cor que estimula as emoções (amarelo) e a mente (azul).

Vejamos, em seguida, as características das cores primárias e como elas se aplicam aos ambientes corporativos.

Azul

Sem dúvidas, o azul evoca uma noção de seriedade e profissionalismo, que é precisamente o que queremos em um local de trabalho. Além disso, se você pesquisar no Google “qual a cor mais produtiva”, a maior parte dos resultados sugerem que o azul é a cor mais “produtiva” – ou melhor dizendo, a cor que mais estimula à produção.

Contudo, para não simplificarmos demasiado as coisas, devemos dizer que se os funcionários requerem estímulo mental para desenvolverem o trabalho, então o azul é uma cor mais indicada e a que mais dá estímulo à produtividade.

Para quem trabalha “mentalmente” o dia todo, mesclar o azul com um pouco de laranja é também uma boa opção. Essa cor ajuda a equilibrar o ambiente e a introduzir um pouco de emoção em um local onde muita atividade cerebral é desenvolvida.

Amarelo

O amarelo é a cor ideal para quem almeja criatividade, por que ela estimula os nossos sentidos, mantém-nos alerta e até mesmo mais otimistas.

De fato, ao pintar as paredes de um escritório de amarelo a empresa proporciona um ambiente mais alegre aos funcionários e, ao mesmo, envia sinais de ousadia e versatilidade ao público externo.

Vermelho

O vermelho é ideal para espaço onde sejam desenvolvidas atividades físicas. Essa cor evoca os signos da força, da pulsão e dos estímulos físicos, remetendo à circulação sanguínea e aos batimentos cardíacos.

Então, se você quer ser mais produtivo fazendo algo físico (ou quer que seus funcionários o sejam), o vermelho dará aquele estímulo adicional.

Verde

Esta é uma cor que nos lembra imediatamente a natureza e injeta boas sensações no ambiente de trabalho – frescor, limpeza, equilíbrio e vitalidade são algumas delas. Relaxante e agradável, o verde é uma boa opção para quem trabalha muitas horas seguidas, por não ser agressivo aos nossos olhos.

Além disso, o verde é uma cor que nos faz sentir imediatamente acolhidos e em segurança. Por isso, é indicado para ambientes em que sejam discutidas transações comerciais ou negociações, como salas de reunião.

Como vimos, há muitas razões para inovar e manter um local de trabalho colorido. Na hora de fazer as escolhas dos tons que melhor se adaptam à realidade do seu negócio, conte com a Goldencor. Com uma diversa linha de tintas premium, com mais de 2 mil cores e excelentes acabamentos e durabilidade, nós ajudaremos você a encontrar a sua cor ideal.

Aproveite a sua visita, entre em contato conosco e faça seu orçamento, clicando aqui.

GoldenCor Tintas

Tags: , , ,

Deixe um comentário