Saiba como acabar com a ferrugem o terror de grades, portões e janelas!

Criado em fevereiro 26, 2020 e atualizado em 1 de fevereiro de 2021. Categoria: Ferrugem

Duas portas enferrujadas

A ferrugem é um grande inimigo de grades, portões, janelas e demais utensílios de ferro, podendo em casos extremos até mesmo inutilizar completamente essas superfícies – afinal, não é nada fácil fazer emendas em metais.

O fenômeno da ferrugem é causado pelo contato direto dos metais ferrosos e de aço com átomos de oxigênio – que não estão presentes apenas no ar, mas também na água.  Dessa reação, chamada de “oxidação”, surge a ferrugem, uma camada avermelhada contendo hidróxido de ferro, que vai aos poucos deteriorando o material original. A sujeira e a poeira também aceleram esse processo.

Edifícios localizados em regiões litorâneas e, portanto, sujeitos à maresia, costumam perceber mais a presença dessa oxidação. No entanto, a verdade é que a ferrugem ocorrer em quaisquer superfícies e objetos que contenham ferro e metal, independentemente do local onde estejam.

Além do estrago que causa, a ferrugem é também nociva à saúde humana, podendo causar irritações nos olhos e provocar tosse e alergia nas vias respiratórias. Por tudo isso, é importante tomar algumas medidas para prevenir, atenuar ou mesmo acabar com esse fenômeno tão indesejado. É o que propomos no post de hoje. Então, continue a leitura e conheça algumas estratégias eficazes para lidar com a ferrugem.

 

Ações preventivas

Proteger os objetos da umidade é a maneira mais simples de evitar a ferrugem – e isso é possível com maior ou menor esforço, o que vai depender da região em que você mora. A dica é evitar, tanto quanto possível, o contato da água com grades, portões e janelas de ferro e metal. Se isso ocorrer e também se possível, seque tais superfícies cuidadosamente.

Outra dica para prevenir a ferrugem é evitar que os cômodos se tornem úmidos e mantê-los em temperatura ambiente. Identifique o que mais causa ou agrava a umidade de um dado local e tente reverter essa situação.

Em áreas litorâneas, sabemos que evitar a ação da maresia é uma tarefa hercúlea. De todo modo, uma boa dica para atenuar os efeitos da ferrugem é limpar, com cuidado, objetos e superfícies de ferro e metal a cada 15 dias, pelo menos.

 

Combatendo a ferrugem

Existem no mercado produtos que removem a ferrugem, mas uma solução caseira (e barata) é usar bicarbonato de sódio com água, misturando esses dois ingredientes até criar uma espécie de pasta. Em seguida, com uma escova de dentes, essa mistura deve ser aplicada no local enferrujado, onde deverá agir por doze horas.

Outra solução é usar uma lixa tamanho grão 600 no local, combinada com a aplicação da tal pasta de bicarbonato.

Existem tintas, vernizes e produtos protetivos cuja função é precisamente a de proteger os metais. Esses materiais específicos são excelentes medidas protetivas para a pintura de grades, janelas e portões. 

Na Goldencor Tintas, contamos com uma linha especificamente pensada para metais. O nosso Esmalte Premium, por exemplo, proporciona secagem extra rápida, com ótima resistência a umidade, intempéries, radiação solar e raios UV, que também danificam as superfícies metálicas. Além disso, é uma tinta de fácil aplicação e ótimo rendimento, dando alta proteção a superfícies como grades, portões e janelas.

Outra dica é usar pelo menos uma demão do nosso Fundo Galvanizado, um primer potente que irá garantir a total aderência da tinta sobre superfícies metálicas.

Pensando ainda nas necessidades das superfícies de alvenaria de regiões úmidas, a nossa Acrílica Premium Emborrachada, disponível nas mais variadas cores, apresenta excelente aderência às superfícies e alta resistência à alcalinidade, à ação da maresia e das intempéries. Além disso, proporciona composição antimofo, contribuindo para a redução térmica do ambiente.

Conte com a Goldencor Tintas para todos os seus projetos de pintura. Temos uma diversa linha de tintas, para diferentes tipos de superfícies, da alvenaria, passando pela madeira e pelos metais, com mais de 2 mil opções de cores de excelente acabamentos e durabilidade.

Aproveite a sua visita, entre em contato conosco e faça seu orçamento, clicando aqui.

GoldenCor Tintas

Tags: , ,

Deixe um comentário