Personalize a porta da sua casa

Criado em março 11, 2020 e atualizado em 1 de fevereiro de 2021. Categoria: Portas

Fachada com portas coloridas

Ao contrário do que podemos pensar à partida, as portas guardam muitas histórias e podem chamar muito a atenção. Prova disso é o Instagram deste fotógrafo inglês, Alexis Somerville, que se especializou em clicar portas pelo mundo afora. São quase 2 mil registros de achados arquitetônicos que nos mostram como é possível injetar criatividade até mesmo nos mais insuspeitos espaços. Além de Alexis, há inúmeros outros perfis que se dedicam ao que se tornou uma verdadeira mania.

A verdade é que, de fato, quando pensamos na decoração de uma casa, nosso foco vai para mobiliário, acessórios, iluminação e cor das paredes e, assim, frequentemente nos esquecemos de certos detalhes que podem fazer toda a diferença e injetar originalidade e criatividade aos nossos projetos. Investir em texturas e em cores diferenciadas para as portas é uma ótima forma de transformar a fachada de uma casa – e, lembre-se, essa é a primeira visão e, consequentemente, a primeira impressão que as pessoas vão ter.

Pensando nisso, neste post, apresentamos dicas para você personalizar a porta da sua casa e deixá-la mais… instagramável. Vem com a gente!

 

Explosão de cores

Uma excelente ideia para dar nova vida às portas é tratá-las com uma boa pintura e ousar na hora de escolher as cores.

Portas coloridas são algo extremamente comum na Irlanda, Reino Unido. Reza a história que, em 1861, após a morte do príncipe Albert, a Rainha Victoria teria ordenado que todas residências irlandesas amanhecessem com bandeiras pretas na frente de cada casa. Um morador descontente com a ordem teria tido a ideia de colorir a sua porta em forma de protesto. Várias outras pessoas decidiram fazer o mesmo e a moda pegou.

Outra teoria afirma que a prática teria surgido por causa das mulheres irlandesas, cansadas de passar vergonha com seus maridos bêbados que acabavam batendo em portas erradas ao voltar para casa tarde da noite. Em casas praticamente iguais e muito próximas umas das outras, era, de fato, difícil dar com a porta certa, ainda mais embriagado. Nos lares dos beberrões, a solução passou a ser pintar a porta com uma cor inusitada.

Assim, a nossa primeira dica é: experimente uma porta colorida e pense em tons que não costumam ser tão comuns – sim, por que não uma porta vermelha ou rosa ou verde? Acredite que essa escolha funciona mesmo em habitações mais tradicionais, reavivando a fachada da casa e até mesmo a paisagem da própria rua.

faixada de varias casas, com portas coloridasFonte: https://bit.ly/2PX6v7G

Uma fachada de casa com uma porta amarelaFonte: https://bit.ly/39DlUla

Ao fazer a escolha da cor (ou das cores) para sua porta, tenha em mente mais algumas dicas:

– As cores vibrantes se casam melhor com cores neutras ao redor – assim a cor da porta terá o destaque pretendido e um feito estético agradável. É claro que esta é uma regra geral, pois, dependendo do estilo da fachada, até mesmo o mix de cores ficará agradável. Tudo depende da proposta e da execução.

– Se você optar por cores mais suaves, mas ainda assim quiser acrescentar um toque inusitado, pode escolher uma maçaneta “diferentona” ou incrementar a fachada com vasos de plantas coloridos.

porta interna verdeFonte: https://bit.ly/2IzdnDS

Seja qual for o tom escolhido, é essencial optar por uma tinta de alta qualidade, atendendo ao fato de que a porta estará especialmente sujeita às intempéries climáticas.

A GoldenCor Tintas conta com uma vasta gama de tintas especialmente desenhadas para madeiras e metais, com diferentes tipos de acabamentos, para executar este projeto da melhor forma. São mais de 2 mil cores diferentes para termos a certeza de que você encontrará a ideal para a sua porta. Entre em contato conosco e faça seu orçamento agora mesmo, clicando aqui.

Até o próximo post!

GoldenCor Tintas

Tags: , , ,

Deixe um comentário