Como produzir o efeito enferrujado?

Criado em julho 30, 2020 e atualizado em 1 de fevereiro de 2021. Categoria: Ferrugem

Efeito ferrugem

Na Nova York da década de 1950, a cidade vivia o que hoje conhecemos como “boom” imobiliário: um incrível aumento da demanda por moradia, resultado do crescimento econômico. Isso levou, entre outras coisas, a um incrível aumento dos preços dos aluguéis em comparação com a década anterior – os valores médios chegaram a triplicar em algumas zonas.

Assim, alugar um lugar para morar barato nessa cidade passou a ser uma tarefa praticamente impossível – pelo menos sem alguma criatividade. Prova disso foi a solução encontrada por muitos artistas da época. Em início de carreira e sem dinheiro, eles passaram a alugar antigos edifícios comerciais ou industriais por muito menos do que pagariam por apartamentos convencionais.

Surgiam então os “lofts”, que hoje representam alguns dos espaços mais procurados de Nova York e acabaram por dar origem a um tipo de decoração específica, o estilo industrial, que acabou virando tendência mundial na decoração e na arquitetura.

É desse estilo que vem o efeito enferrujado ou “Aço Corten”, um acabamento moderno e sofisticado capaz de transformar qualquer ambiente e que, por isso, tem feito enorme sucesso na decoração de interiores. A boa notícia é que você pode replicá-lo na sua parede seguindo apenas alguns passos. Quer aprender? Continue a leitura!

 

Passo a passo para obter o efeito Aço Corten

Em primeiro lugar, é importante referir que o feito Aço Corten é mais indicado para áreas internas, pois, além de a aplicação em áreas externas exigir uma demão extra, a ação do sol e da chuva faz com que a pintura perca a qualidade ao longo do tempo.

A seguir, veja a lista de materiais e o passo a passo para obter esse efeito na sua parede.

 

Materiais:

Tintas e produtos:

– Massa acrílica Goldencor;

– Tinta Goldencor Toque de Classe Acetinado;

– Tinta Goldencor Alumínio;

– Tinta Goldencor Acrílico Fosco;

– Classic Stain Mogno Goldencor.

 

Objetos:

– Rolo para textura (favo de mel);

– Rolo de lã para aplicação da tinta;

– Pincel para aplicação do Classic Stain;

– Esponja marinha;

– Sacolinha plástica amassada.

 

Primeiro passo: aplicar a massa acrílica tingida

Sobre uma parede em bom estado, aplique uma camada fina da Massa Acrílica com o auxílio de um rolo de textura. Aguarde a secagem por pelo menos quatro horas.

 

Segundo passo: aplicar a tinta acrílica

Depois que a massa acrílica secar, aplique uma demão de tinta acrílica sobre a área interna desejada. Aguarde a secagem.

 

Terceiro passo: deixar o aspecto metálico

Para obter o aspecto metálico do Aço Corten, com o auxílio de uma sacolinha de plástico amassada aplique algumas manchas de tinta alumínio sobre toda a superfície, de forma aleatória. Aguarde secar de quatro a seis horas, ventilando o ambiente.

 

Quarto passo: aplicar manchas escuras

Com o auxílio de uma esponja marinha, espalhe manchas escuras sobre a superfície, com a Tinta Acrílica Fosca Goldencor – também de forma aleatória e com uma boa distribuição. Aguarde a secagem por no mínimo quatro horas. Depois disso, com o auxílio de uma lixa 220, faça um nivelamento da textura por meio de movimentos brandos sobre toda a área.

Inspirado para começar a pintura? Conte com a Goldencor para todos os seus projetos. Aproveite a sua visita, entre em contato conosco e faça seu orçamento para obter o efeito enferrujado clicando aqui.

Até o próximo post!

GoldenCor Tintas

Tags: ,

Deixe um comentário