Como escolher a cor para pintar no telhado?

Criado em agosto 13, 2020 e atualizado em 1 de fevereiro de 2021. Categoria: Telhado

Casas com telhado branco

Num post recente aqui no blog, explicamos a origem da prática de pintar o telhado e mostramos por que ela é benéfica.

Entre outras razões, referimos que as tintas específicas para os telhados impermeabilizam essas superfícies e protegem-nas contra a proliferação de fungos. Além disso, a pintura consegue retardar o desgaste natural causado pela incidência da luz do sol e da chuva. Há até mesmo um impacto nas propriedades acústicas, com a redução do nível de ruídos.

Mas que cor escolher para essa empreitada? É precisamente isso que ajudamos você a decidir no post de hoje. Então, continue a leitura e confira as nossas dicas!

 

Branco: refração dos raios solares e economia na conta de energia

O telhado branco vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil por uma questão não só estética, mas sobretudo relacionada ao bolso do proprietário.

É que, segundo a pesquisa “Cool Color Roofing Materials”, desenvolvida por um laboratório da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, pintar o telhado na cor branca refrata boa parte da luz incidente e, assim, pode reduzir de 40% a 70% a temperatura dos ambientes. Tudo isso resulta em uma diminuição de 30% na conta de energia elétrica. Em um país como o Brasil, cuja extensão territorial está localizada, em sua maior parte, na zona intertropical, com grande incidência dos raios solares, essa prática é especialmente benéfica, concorda?

Por ser uma opção sustentável, pintar o telhado de branco é algo recomendado inclusive pela ONG World Green Building Council, a maior organização mundial direcionada para práticas sustentáveis no mercado da construção civil. Trata-se de uma excelente ideia não só para residências, mas também para estabelecimentos comerciais, galpões e armazéns.

 

Outras cores: contraste e harmonia

Geralmente, tendemos a nos preocupar com as fachadas e acabamos nos esquecendo de que o telhado é igualmente uma das partes mais importantes do exterior de uma casa. Uma cor impactante pode ajudar a embelezar esse visual externo.

Descartado o branco, para escolher a cor mais adequada, devemos levar em conta o estilo da casa e o efeito que se pretende causar. O telhado pode criar um contraste com a cor das paredes externas ou pode, por outro lado, ficar mesclado com as escolhas decorativas da fachada da casa.

Por exemplo, se as paredes externas foram brancas ou em tons claros, você optar pelo contraste e investir em um tom mais escuro e chamativo, como vermelho. Por outro lado, se quiser criar uma harmonia, pode formar um único bloco cromático com o cinza na fachada e no telhado.

É importante referir que a aplicação das tintas nos telhados é mais fácil do que você imagina, e a manutenção é espaçada, sendo normalmente realizada a cada 5 anos.

Antes de iniciar a pintura, não se esqueça de tomar as medidas de segurança adequadas e preparar toda a superfície.  Se as telhas não forem novas, comece o processo com uma boa limpeza, com a ajuda de jatos de água, sabão e esponjas. Cuidado com produtos que podem danificar as telhas – respeite sempre as instruções dos fabricantes. Para o grosso da pintura, use um rolo de espuma ou pistola e, para áreas pequenas e acabamentos, conte com um pincel com cerdas macias.

A Goldencor conta uma linha de tintas para o telhado que produzem alto efeito impermeabilizante, com ótima cobertura, brilho e resistência a intempéries. Comercializada nos tamanhos 3,6 litros e 18 litros, além do branco, as cores Cinza Claro, Grate Universal, Cerâmica, Cerâmica Natural, Areia, Vermelho oxido e Azul França estão disponíveis para os mais diversos tipos de projetos.

Se você precisa de uma ajudinha adicional para escolher os esses tons, entre em contato conosco e faça seu orçamento agora mesmo, clicando aqui.

Até o próximo post!

 

GoldenCor Tintas 

Tags: , ,

Deixe um comentário