Imóveis urbanos e rurais: com qual cor pintá-los?

Criado em setembro 4, 2019 e atualizado em 1 de fevereiro de 2021. Categoria: Pintura

Arquiteto com a cartela de cores GoldenCor Tintas escolhendo a cor da próxima construção.

Na hora de decidir com qual cor pintar a casa, é preciso levar em consideração o macroambiente onde ela se situa. Seja na cidade, seja no campo, a pintura da casa deve também harmonizar-se com os materiais de sua composição (como tijolos, pedras, madeiras e vidro) e até mesmo com a personalidade dos moradores.

O cenário esverdeado do campo acolhe melhor quais cores? A casa na cidade pode ser pintada de qualquer cor? E em casa de madeira, que cor usar para realçar os detalhes do imóvel? No artigo de hoje você vai conferir dicas especiais de como encontrar a cor certa para a fachada da sua casa.

Continue a leitura e saiba mais!

 

Casa urbana

As casas urbanas combinam perfeitamente com o estilo moderno. Para isso, as cores neutras em tons escuros – como variações de azul, cinza e preto – dão o ar de requinte e originalidade.

Combinações contrastantes de cores claras e vibrantes, como o amarelo e o mostarda, o verde e o cinza, também dão o efeito moderno, e podem ser incrementadas com revestimentos em tonalidade próxima.

Para que os tons mais escuros não deem à pintura um aspecto pesado, é possível trabalhar os detalhes da fachada – como janelas, grades e portas – em sobretons mais claros ou em cores mais brandas, como branco e bege, ou mesmo transparências em vidro.

 O estilo clássico e romântico também é bem-vindo à cidade. Na fachada, deve-se investir em cores mais neutras e claras, com o bege, branco, cinza e salmão, por exemplo. Para ganhar uma dose de ousadia, a pintura clássica também pode explorar detalhes em cores mais vibrantes, como o turquesa, o amarelo ou laranja.

 

Casa rural

Enquanto o urbano convida mais ao estilo moderno, a casa do campo tende ao estilo rústico e suas variações – como rústico contemporâneo, romântico, clássico, moderno etc.

Em meio ao verde do campo, o cenário de cores fica ainda mais interessante e torna-se relativamente fácil combinar a cor da sua casa com a paisagem à vista.

Como a frente das casas de campo carregam a tradição da varanda com flores e móveis confortáveis, cores como a branca, cinza ou bege, dão maior destaque aos elementos coloridos da natureza em volta.

Por outro lado, fachadas marrons com acabamentos em madeira transmitem aconchego. Já o amarelo associado aos detalhes amadeirados proporcionam a sensação de comodidade e conforto. A tonalidade vibrante dos tons terrosos, como o laranja e o marrom, também fica muito bem com a madeira e provoca a sensação de vivacidade.

Para quem tem o estilo mais ousado e quer sair das cores claras, pode apostar no verde e suas variações para a pintura externa da casa, de modo que ela se integre com a natureza em volta.

Para o rústico moderno, a fachada cinza com detalhes de portas e janelas brancas, combinadas ao verde da paisagem, levam um visual aconchegante e requintado. A cor vinho também imprime um ar moderno ao rústico e combina perfeitamente com o marrom das madeiras e o verde do campo.

 

Ambientes internos

Tanto em casas rurais como em casas urbanas, as cores para ambientes internos devem ser escolhidas de acordo com cada cômodo.

Os quartos, por exemplo, podem receber pinturas no branco ou no azul, duas cores associadas ao descanso e à tranquilidade. Indica-se que a sala seja de tons neutros, como o champanhe e o bege, associadas comumente ao conforto e ao descanso.

A cozinha, por sua vez, pode inovar com cores como o amarelo e o vermelho, estimulantes para o apetite; porém, há quem prefira cores claras para estimular a tranquilidade nas refeições e a sensação de higiene do espaço.

De todo modo, é importante tentar combinar as cores externas com as internas, formando na casa um todo harmônico.

 

Conclusão

Na hora de escolher a cor certa para pintar a sua casa urbana ou rural, não deixe de levar em conta também o projeto arquitetônico, pois ele influencia diretamente na combinação de cores. Além disso, é importante que de tempos em tempos a pintura da casa receba manutenção, para não perder a beleza e a vivacidade da primeira coloração.

GoldenCor Tintas

Tags: , ,

Deixe um comentário