Em que época do ano devo pintar o meu imóvel?

Criado em agosto 26, 2019 e atualizado em 1 de fevereiro de 2021. Categoria: Pintar

Um homem com as tintas da GoldenCor Tintas pensando qual a melhor época para se pintar o imóvel.

Comprovadamente, as cores dos ambientes que frequentamos diariamente exercem uma força psicológica em nós, de modo que em lugares como escritórios e hospitais, as cores podem aumentar a tensão ou amenizar contragostos, como a monotonia de certas tarefas.

As cores encantam não apenas os olhos, mas a alma do homem. Apenas ao pensarmos em pintar a casa, nosso coração ganha um ritmo mais feliz.

Mas pintar o imóvel não exige apenas ânimo, é preciso fazer contas, inclusive contas de estação: saber qual época é mais indicada para a pintura faz toda a diferença no resultado e na durabilidade da coloração.

Continue a leitura do artigo e descubra qual época do ano é mais indicada para a pintura do seu imóvel.

 

Qual a época do ano mais indicada para a pintura do meu imóvel?

Via de regra, a pintura da fachada deve ser realizada nas épocas mais secas e com menos chuvas, de acordo com a região do país onde você mora, pois a tinta possui limites de tolerância à umidade local e à temperatura.

Estações como verão não são indicadas para essa tarefa, já que traz muitas pancadas de chuva. Mesmo que a maior parte dos brasileiros aguardem pelo 13º salário em dezembro, vale aguardar um pouquinho mais e realizar a pintura num momento mais oportuno.

Além das chuvas, há o agravante das festas de final de ano, que podem sair prejudicadas, caso você vá receber visitas e decida pintar a casa e não ter o resultado esperado por causa das chuvas. Assim, o melhor é ter paciência e adiar ou antecipar a pintura para o inverno mais próximo.

 

O inverno: melhor estação para a pintura

O inverno costuma ser um período de seca e de vento, por isso é a estação mais indicada para obras ou reformas. Em épocas de baixa umidade, a tinta costuma secar mais rápido, o que faz diminuir o intervalo entre cada demão.

Mesmo para trabalhos em áreas internas, o inverno deve ser a estação escolhida, justamente porque a umidade do verão afeta também as etapas básicas da obra, como a consistência da argamassa, que pode tornar-se mais líquida, dificultando o assentamento de azulejos e pastilhas.

O inverno é indicado também para construções ou reformas em áreas externas, pois o período de estiagem favorece a cura dos procedimentos, dando melhor performance à casa para o fim de ano.

Férias escolares e datas festivas: fuja delas

As férias das crianças e as datas festivas são dois momentos que também devem ser evitados na escolha da época para a pintura. Mais uma vez, vemos a vantagem de esperar pelo inverno, que ocorre de junho a setembro, no Brasil, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Normalmente, as férias acontecem de dezembro a janeiro, o que coincide com as maiores datas festivas do ano, que são Natal e Ano Novo. Assim, para evitar maiores dores de cabeça com visitas para chegar, crianças o dia todo em casa e reforma para terminar, deixe essa época passar.

Caso você more em apartamento, não abra mão dessa época. Caso o síndico deseje fazer qualquer reparo no prédio, peça a ele a possibilidade de trabalhar no seu apartamento apenas no inverno. A saúde do seu imóvel agradece.

Agora que você já sabe qual a melhor época para pintar o seu imóvel, faça a sua programação e obtenha os melhores resultados. Bom trabalho!


GoldenCor Tintas

Tags:

Deixe um comentário