Veja como as cores podem aumentar ou diminuir os seus ambientes

Criado em janeiro 25, 2023 . Categoria: Cores

Como as cores podem aumentar ambientes

Está cada vez mais comum a preferência pelos apartamentos studios, com espaços mais compactos e práticos. Às vezes também planejamos um espaço e ele acaba ficando menor do que esperávamos, certo?

Já existem diversas formas de ampliar os cômodos de casas ou apartamentos e uma delas é com as tintas utilizadas. Você pode muito bem ampliar ou diminuir seus espaços com as cores certas.

Pensando nisso, no post de hoje vamos falar como utilizar as cores para aumentar os cômodos da casa.

Quer saber mais? Continue a leitura!

 Crie ilusão de ótica e mude o tamanho dos seus ambientes

Amplitude

Use cores claras nas paredes e no piso para dar a impressão de que o espaço é maior.

As cores claras, especialmente o branco, refletem a luz. Eles alteram nossa percepção do tamanho dos arredores, ampliando-os. No chão, use um tom mais escuro para criar contraste.

Essa composição dá a impressão de que as paredes são mais longas e o teto mais alto.

Alongue o tamanho dos ambientes

Se o seu objetivo é dar um ar mais alongado ao ambiente, a dica é usar cores claras para o teto e piso, as cores escuras são ideais para as paredes. Desta forma, linhas horizontais são criadas.

Alargar os cômodos

Alargar é outra opção para alterar o tamanho dos ambientes além de ampliar ou alongar. E como sempre, a base para criar essa ilusão de ótica são as cores.

Se quiser que um cômodo pareça mais largo, use cores claras no piso e nas duas paredes laterais, mas use cores mais escuras nas paredes superior e inferior. Essa alternativa é excelente para ambientes desafiadores como corredores.

Encurtar o ambiente

Pinte com tons mais escuros as paredes mais finas de uma sala retangular muito comprida. Você pode fazer uma composição com cinza mais claro e mais escuro. A Madeira também cria contraste por ser um ponto escuro nos ambientes , como uma parede de destaque .Outras opções incluem porcelanato 3D e tijolinhos.

Rebaixar o teto

Pinte o teto com uma cor mais escura do que as paredes. Não há regras sobre o que pode ou não usar.

Elevar o teto

Pinte o teto com uma cor mais clara do que as paredes. O truque é pintar as paredes com um tom mais escuro de sua preferência para dar a impressão de que um espaço é mais alto do que realmente é .

Dicas para ampliar espaços

Se o seu objetivo é ampliar os espaços, trouxemos algumas dicas para você fazer isso de forma simples, sem precisar de grandes reformas, veja como:

Escolha tons claros para a base da decoração

As cores claras não só ajudam a enviar uma ideia expansiva para a casa, como também transmitem uma sensação muito agradável.

Use o mesmo tom no piso e nas paredes

Utilizar a mesma cor nas paredes e pisos dá a impressão de que o espaço é maior. Nessa situação, vale deixar o rodapé de fora permitindo uma continuidade na visão, dando a impressão de que o espaço é maior.

Pinte os ambientes sociais com as mesmas cores

Com esse cuidado, você pode apostar que vai ter a impressão de ter o mesmo espaço em vários lugares.

Aposte no efeito tom sobre tom

É possível que, ao usar a mesma cor em todo o espaço, a área acabe ficando monótona ou até sem graça. Para evitar, vale investir no tom sobre tom, ampliando o leque de opções para o mesmo conforto sem chocar com contrastes acentuados.

Este recurso produz o resultado de continuidade desejado, sem ser entediante.

Deixe as cores mais fortes para os acessórios

Para chamar a atenção, escolha itens que se destaquem e tenham cores contrastantes. As peças decorativas devem dar o toque final na transformação. Portanto, escolha apenas os melhores itens, por exemplo, vale apostar em sofás, flores e roupas de cama de várias cores.

Na Goldencor você garante as melhores tintas para os seus espaços. Para não perder nenhuma novidade que postamos em nossas redes sociais, nos siga no Instagram e no Facebook. Ou se preferir, entre em contato clicando aqui.

Se você gostou do nosso conteúdo, deixe o seu comentário.

Até o próximo post, abraços!

GoldenCor

Tags: , , , , ,