Entenda sobre os termos de pintura e veja as tintas ideais para a sua obra

Criado em dezembro 8, 2022 . Categoria: Pintura

Homem confuso com termos de pintura enquanto tenta pintar a parede com tinta laranja

Pintar a casa é sempre um desafio, principalmente na hora de escolher a tinta, pois além de ser de uma cor que te agrade, ela também precisa ser resistente a certos agentes.

No post de hoje, vamos falar sobre os termos na pintura e as tintas ideais para combater os agentes negativos.

Quer saber mais? Continue a leitura!

 

Termos de pinturas mais utilizados

Primeiro vamos falar sobre termos negativos que são usados para os agentes que podem prejudicar a sua pintura. Logo após, trouxemos os termos utilizados para facilitar ainda mais os seus acabamentos e pinturas.

 

Intempéries

Você já deve ter ouvido falar sobre as intempéries, elas são as ações do sol e da chuva. Quando você vai pintar a sua casa ou seu estabelecimento do lado de fora, o material deve ser muito bem pensado para não desbotar ou desgastar em pouco tempo.

 

Alcalinidade

O hidróxido de sódio, também conhecido como soda, é um produto muito agressivo contra óleos e outros produtos orgânicos, os hidróxidos de metais alcalinos designam-se como álcalis.

Nem todas as tintas são sensíveis aos álcalis ou resistentes aos mesmos. Por isso, na hora de escolher uma tinta, você precisa ficar atento a esse fator.

 

Corrosão

Reação que existe entre o oxigênio do ar, o metal e a umidade. Quando essa reação ocorre no ferro, é criada a ferrugem, podendo destruir o material.

 

Abrasão

Desgaste causado nas superfícies pelo movimento de objetos ou pessoas.

 

Absorção

Quando uma superfície absorve determinado produto.

 

Acabamento

Última mão de tinta ou verniz, aplicada na superfície que fica em contato com o meio exterior.

 

Acelerador

Material que acelera o endurecimento ou a cura de produtos de 2 componentes.

 

Acrílico

Produto que a liga principal é a resina ou emulsão acrílica.

 

Aditivo

Substâncias incorporadas em pequena porcentagem nas tintas, vernizes e produtos similares, com o objetivo de melhorar algumas características.

 

Goldencor: as melhores tintas contra alcalinidade, intemperismo e corrosão

Conheça as nossas melhores tintas e para que serve cada uma delas:

 

Linha: parede

Acrílica premium

Altíssima cobertura, resistência à intemperismo e ótimo alastramento.

 

Acrílica standard

Ótima cobertura, acabamento e resistência externa.

 

Acrílica premium emborrachada

Revestimento elástico com propriedade de redução térmica e acústica do ambiente. Possui excelente aderência, resistência a alcalinidade, ação da maresia, às intempéries e sua composição antimofo lhe confere superior durabilidade.

 

Acrílica premium super mais

É uma tinta de alto desempenho. Sua fórmula proporciona alta cobertura, rendimento e mínimo respingo, mesmo após a alta diluição. Sua performance em rendimento facilita o trabalho de aplicação final, reduz o tempo de aplicação garantindo a qualidade final de produto.

 

Linha: complemento parede

Selador acrílico

Boa cobertura. Selante e fixador de partículas soltas.

 

Fundo reparador

Agrega partículas soltas, prepara e uniformiza a superfície.

 

Impermeabilizante de parede

É um impermeabilizante elástico para paredes. Além de selar, é antimofo, impermeabiliza e confere acabamento. Sua formulação à base de polímeros elastômeros confere ao produto alta flexibilidade, permitindo que a membrana formada acompanhe a dilatação natural do reboco, evitando o aparecimento de microfissuras. Proporciona maior impermeabilidade do que os seladores convencionais.

 

Preparador de parede base solvente

Produto para uniformizar, selar e reforçar superfícies porosas e desagregadas externas e internas

 

Massa acrílica

Alta resistência para áreas úmidas, nivela e corrige imperfeições da parede.

 

Linha: madeiras e metais

Esmalte premium base água

Acabamento acrílico de alto brilho, possui secagem extrarrápida, indicado para pintura de madeira e metal, com ótima resistência a intempéries, radiação solar e UV. Produto de fácil aplicação e ótimo rendimento. Proporciona grande proteção às superfícies revestidas.

 

Fundo galvanizado

Primer para a aderência de qualquer acabamento em superfície galvanizada em exteriores e interiores.

 

Alumínio premium

Ótima cobertura, brilho e secagem rápida. Efeito espelhado.

 

Fundo nivelador

Fundo sintético com excelente aderência sobre madeiras. Aumenta o rendimento, a proteção e o brilho da tinta de acabamento, possui alto poder de penetração e ótima fixação.

 

Linha: pinturas especiais

Tinta para telha

Impermeabilizante de ótima cobertura, brilho e resistência a intempéries.

 

Manta elástica

É um impermeabilizante hiper elástico e flexível, aplicado a frio em forma de pintura para moldagem no local, formulado à base de polímeros acrílicos dispersos em meio aquoso com alto teor de sólidos e possui rápida secagem. Acabamento fosco branco.

 

Resina acrílica

Indicada para superfícies externas e internas, tais como: pedras naturais, concreto aparente, fibrocimento, telhas de barro, tijolos, etc. Impermeabiliza a superfície protegendo-a contra a ação das intempéries, devido a sua excelente resistência.

 

Linha: Jet Color

Jet color alta temperatura

A Tinta Spray Alta Temperatura JETCOLOR é elaborada com componentes de alta qualidade, indicada e aprovada para uso em superfícies metálicas com alta temperatura, de até 600ºC. Respeitando o tratamento da superfície antes da aplicação, pode ser utilizada em escapamento de motocicletas e carros, forno elétrico, churrasqueira portátil etc. Uso somente externo.

 

Jet color uso geral

A linha Uso Geral JETCOLOR é elaborada com componentes de alta qualidade, indicada e aprovada para uso nos mais diversos tipos de pintura, tanto em ambiente externo como interno. Respeitando o tratamento da superfície antes da aplicação, a linha pode ser utilizada em várias superfícies como metais, cerâmica, vime, gesso etc.

 

Aqui na Goldencor você garante as melhores tintas para a sua reforma. Para não perder nenhuma novidade que postamos nas nossas redes sociais, nos siga no Instagram e no Facebook. Ou se preferir, entre em contato clicando aqui.

Se você gostou do nosso conteúdo, deixe o seu comentário.

Até o próximo post, abraços!

GoldenCor

Tags: , , , ,