Cores ideais para a concentração no home office

Criado em setembro 3, 2020 e atualizado em 1 de fevereiro de 2021. Categoria: Home office

home office

Ao montarmos um ambiente de trabalho em casa, uma das maiores preocupações é com a produtividade. O local escolhido precisa ser um ambiente bem iluminado, com boa conexão à Internet e, sobretudo, calmo, silencioso e sem grandes distrações para que a pessoa, de fato, consiga trabalhar, falar ao telefone e participar de eventuais reuniões online.

Todos os elementos da decoração de um dado cômodo da casa atuam em conjunto e influenciam quem está nele. Isso significa que tamanho, móveis, barulhos, cheiros e cores são importantes e devem ser considerados quando montamos um home office.

A influência das cores é particularmente importante. Inclusive há uma disciplina científica que se dedica exclusivamente a estudar a relação dos seres humanos com as cores. Uma das principais premissas dessa ciência é a ideia de que cada tom exerce sobre nós um poder singular, afetando de diferentes modos o nosso humor e a nossa energia, criatividade e produtividade. Então, quais as principais características de cada cor e como escolher a mais adequada para um home office?

Neste post, preparamos um guia com as informações que você precisa saber na hora de escolher a decoração do seu escritório em casa de modo a manter a produtividade. Continue a leitura e saiba mais!

 

Branco

O branco cria uma sensação de tranquilidade e de amplitude, principalmente se o local possui muita luz natural.

Por isso, podemos dizer que é um tom que não atrapalha a produtividade. Por outro lado, pode resultar em um ambiente monótono. O desafio, então, é combinar essa cor com outros aspectos da decoração para gerar um equilíbrio.

 

Cinza

O cinza é uma cor psicologicamente neutra. Ela também induz à calma e à serenidade e estimula a concentração.

Por ser uma cor neutra, é uma excelente opção para combinar com cores quentes no restante da decoração.

 

Azul

Se você digitar agora no Google “qual a cor que mais estimula a produtividade”, você verá que a maior parte dos resultados sugerem que é… o azul!

Entre os tons mais claros, essa cor é uma boa opção para quem trabalha muitas horas a fio, pois ela não cansa os olhos e tem um efeito calmante, dando uma sensação de paz de espírito que tanto falta faz na hora de concentrar.

Além de acalmar, segundo a cromologia, o azul promove a autoconfiança, a comunicação e a eficiência, ajudando a controlar o ritmo cardíaco, a pressão arterial e a respiração.

 

Verde

Quando pensamos no verde, a primeira coisa que nos vem à mente é a natureza.

Esse tom evoca todas as boas sensações relacionadas ao universo natural: frescor, equilíbrio, limpeza e vitalidade. Por isso, é um tom que estimula a produtividade, ao mesmo tempo em nos faz sentir acolhidos e em segurança.

 

Amarelo

O amarelo é uma cor forte e marcante, vivaz e alegre, que alude à criatividade, à ousadia e à versatilidade. Ao energizar os nossos sentidos e manter-nos em alerta, ela é uma for afim à produtividade.

Além disso, ao usá-la em um escritório em casa, o ambiente fica imediatamente mais “pra cima” e otimista. Por ser uma cor tão marcante, o seu uso em excesso pode provocar ansiedade. Devido a isso, uma opção é usar esse tom em apenas duas paredes e deixar as demais com um tom mais claro.  

 

Vermelho

Segundo a cromologia, o vermelho é a cor ligada à força, remetendo à circulação sanguínea e aos batimentos cardíacos, as duas pulsões vitais do corpo humano.

Sendo assim, podemos afirmar que esse tom dá um estímulo adicional à execução do trabalho, energizando a nossa vontade e disposição. Mas, tal como o amarelo, convém não exagerar.

 

Dicas finais

– Espaços monocromáticos podem resultar em uma atmosfera sem equilíbrio e personalidade. O ideal é misturar, não exatamente para trabalhar cercado por um arco-íris, mas para combinar o que de melhor as cores têm a oferecer.

– Na hora de decorar o ambiente de trabalho, o ideal é usar não só as paredes, mas também móveis e objetos de decoração como a sua tela. Uma excelente ideia apregoada por arquitetos e decoradores é ousar nas paredes e optar por móveis e objetos de tons mais sóbrios.

Quer mais ideias de cores para o seu home office? Acesse nossas redes sociais e confira agora!
Instagram, facebook e linkedin.

Até o próximo post!

 

GoldenCor Tintas 

Tags: , ,

Deixe um comentário