Os diversos tipos de tintas e suas aplicações

Criado em junho 26, 2020 e atualizado em 1 de fevereiro de 2021. Categoria: Tipos de Tinta

vários baldes de tintas

A qualidade de uma pintura depende de uma série de fatores que vão desde os produtos utilizados até as formas de aplicação. A par disso, para pintar uma parede, o cliente conta uma enorme variedade de tintas, massas e instrumentos. Todas essas possibilidades podem deixar dúvidas na hora de adquirir os produtos adequados para a obtenção dos melhores resultados.

Por exemplo, para cada tipo de textura e superfície, há um tipo de tinta adequado – ou seja, não há uma tinta universal para todos os usos. Pintar uma parede de alvenaria interna é diferente de pintar a fachada metálica de um estabelecimento. comercial. Por isso, é importante saber as diferenças básicas entre esses diversos tipos de produtos. Só assim, você obterá um bom acabamento e a durabilidade que almeja.

A seguir, apresentamos os principais tipos de tinta e listamos as suas principais aplicações. Continue a leitura e fique por dentro você também!

 

#1 Tinta acrílica

A tinta acrílica é uma tinta à base d’água, em geral comercializada a um valor cerca de 30% mais alto do que o de outras tintas. Essa diferença está relacionada à sua qualidade, que costuma ser comparativamente maior. A tinta acrílica apresenta uma maior quantidade de resinas acrílicas. A resina é um composto responsável pela formação da película da tinta e pela maioria das características físicas e químicas desse produto, determinando o seu brilho, resistência química e física, secagem e aderência.

Devido ao fato de a resina estar presente em maior quantidade, a tinta acrílica proporciona mais resistência e durabilidade à pintura. Há outras vantagens tais como:

– baixo odor;

– cobertura eficiente já na primeira demão;

– limpeza fácil (basta passar um pano úmido;

– secagem mais rápida;

– solubilidade em água;

– alta impermeabilidade.

Devido a essa última característica, a tinta acrílica é recomendada para áreas externas da casa, mais sujeitas às intempéries e ao desbotamento. Também é ideal para os cômodos sujeitos à umidade e à sujeita, como cozinhas e banheiros.

Existe ainda as tintas acrílicas super laváveis, que podem ser aplicadas em ambientes com grande tráfego de pessoas e que necessitam de limpeza regularmente, pois essa tinta forma uma espécie de filme resistente, que adere menos à sujeira.

A tinta acrílica está disponível nos acabamentos fosco e brilhante.

 

#2 Tinta látex

A tinta látex é também chamada de látex PVA, sigla que faz referência a um polímero sintético, insípido e inodoro, o Acetato de Polivinilo, presente em sua composição. Assim como a tinta acrílica, látex PVA também é solúvel em água e fácil de limpar. Contudo, uma vez que não conta em sua composição com a resina acrílica, não é tão resistente e impermeável e, por isso, tende inclusive a ser mais barata.

Vejamos as suas principais características:
– relativa boa durabilidade;
– mais barata;
– secagem rápida
– resistência ao mofo;
– baixo odor e retenção de cor;
– bom rendimento.

Em relação a essa última característica, é importante quantificá-la. Embora os números exatos variem de marca para marca, a média de rendimento é de 200 a 350 m² por demão, com diluição em 50% de água. Para uma boa cobertura, são indicadas entre duas e três demãos.

Durante a limpeza diária das superfícies com este tipo de tinta, a recomendação é usar um pano macio com água e sabão neutro. É indicado evitar materiais abrasivos e rugosos, como as buchas, porque a látex é uma tinta porosa, que se desgasta facilmente.

A tinta látex apresenta acabamento fosco e não deve ser usada em cima de pinturas brilhantes. Uma vez que apresenta baixa resistência ao sol e à lavagem, é indicada sobretudo para áreas internas e secas, que não necessitem de manutenção constante, com acabamento em reboco, gesso ou massa corrida

 

#3 Tinta epóxi

A resina epóxi ou poliepóxido é um polímero termofixo, que endurece com facilidade. Estando presente na tinta epóxi, proporciona um produto altamente resistente. A epóxi é fabricada nas versões à base de solvente e à base de água, apresenta um acabamento brilhante e alta resistência à abrasão e a produtos químicos, podendo inclusive ficar em contato direto com a água.

Onde pode ser aplicada? Em superfícies como a de caixas d’água e banheiras e em locais que exijam considerável resistência mecânica, como pisos de garagem, industriais e comerciais. Além disso, é indicada para a pintura de paredes de azulejo e pastilhas cerâmicas, em cozinhas e banheiros.

A tinta epóxi está disponível nos acabamentos brilhante ou acetinado.

 

#4 Esmalte sintético

Os esmaltes sintéticos são desenvolvidos especialmente para superfícies de ferro e madeira, formando uma película de proteção uma vez aplicada. Disponível nos acabamentos brilhante, acetinado ou fosco, são fabricadas à base de solvente e também à base d’água.

Proporcionam uma secagem mais rápida e baixo odor.

Agora que você já conhece as diferenças entre os principais tipos de tinta, é importante sublinhar que, para um resultado superior, é indispensável usar produtos de qualidade. A Goldencor conta com uma vasta linha de tintas para as mais diversas aplicações. E são mais de 2 mil cores para o seu projeto.

Entre em contato conosco e faça seu orçamento agora mesmo, clicando aqui.

Até o próximo post!

GoldenCor Tintas

Tags: , ,

Deixe um comentário