Descubra as melhores cores para ampliar ambientes pequenos

Criado em fevereiro 23, 2023 . Categoria: Cores

Sala de estar pequena composta por paredes cinza, sofá rosa, mesa de centro de madeira, lenhas empilhadas, balcão, cesta de toalhas e quadro abstrato na parede, utilizando as melhores cores para aumentar a amplitude do espaço.

Atualmente, há muitos tipos de casas e apartamentos disponíveis, que podem ser personalizados com diferentes opções de pintura e decoração. No entanto, é cada vez mais comum encontrar espaços compactos.

Mas ter um espaço reduzido não significa sacrificar o conforto. Com um pouco de criatividade e planejamento, podemos tornar até os menores ambientes acolhedores e práticos.

Por exemplo, você sabia que as cores das paredes e teto podem alterar a percepção de espaço? Sim, muitas vezes as cores podem ampliar os pequenos espaços e é sobre isso que vamos falar no post de hoje, e claro, te falar quais as melhores cores para ampliar esses ambientes!

Quer saber mais? Continue a leitura!

 

Como ampliar espaços pequenos

Trouxemos algumas dicas para você transformar seus ambientes pequenos e deixá-los maiores, veja como:

 

Paredes com cor marcante e teto claro

Por refletir mais luz ao local, os tons claros no teto dão mais profundidade, por isso para paredes escolha cores marcantes. Juntas, essa combinação dará a sensação de espaço alongado.

 

Tons claros sim, mas sem exageros

As cores claras e neutras são conhecidas por ajudar a ampliar a sensação de espaço em ambientes pequenos. Porém, é importante lembrar que não é necessário pintar toda a casa de branco, pois isso pode dar a impressão de um ambiente frio e impessoal, como uma sala de espera de consultório médico.

É possível explorar outras cores suaves e harmoniosas para obter o efeito de amplitude sem abrir mão da personalidade e estilo na decoração.

Os tons branco, bege, off-white e cinza, são cores que você deve apostar, investindo também em objetos que tragam a atenção para si, como um sofá com cor destaque e um tapete diferente na sala.

 

Tetos coloridos para disfarçar altura baixa

As cores destacadas no teto chamam a atenção para cima e nos fazem esquecer que a altura do pé direito é baixa. Cortinas presas ao teto e quadros grandes aumentam ainda mais essa sensação de amplitude.

Invista em cores mais suaves que dão essa profundidade, como cores que remetem à natureza.

 

Integração de ambientes com a mesma cor

Usar a mesma cor de tinta em diferentes ambientes pode criar uma sensação de continuidade, conectando os espaços e quebrando as barreiras visuais entre os cômodos.

Essa técnica de pintura pode ajudar a criar um ambiente mais harmonioso e integrado, permitindo que o olhar flua naturalmente de um ambiente para outro.

 

Use o mesmo tom no piso e nas paredes

Você pode usar os mesmos tons nos pisos e paredes para que o seu espaço pareça mais amplo. Deixe de lado o rodapé e permita essa continuação na visão, dando a impressão de um espaço maior, tornando o ambiente mais convidativo e agradável.

 

Aposte no efeito tom sobre tom

Você pode usar a mesma cor em todo ambiente, mas o seu espaço pode ficar mais cansativo aos olhos. Por isso, invista no tom sobre tom, ou seja, utilizar variações da mesma cor ou tons similares, expandindo a paleta de cores sem contrastar demais.

Dessa forma, é possível manter a sensação de continuidade sem se tornar monótono, gerando um resultado harmonioso e agradável ao olhar.

 

Decore o local

A decoração faz toda a diferença para dar a sensação de amplitude. Se você optar por flores, escolha as mais vibrantes, chamativas e com fragrâncias marcantes.

Prateleiras, nichos e armários embutidos otimizam o espaço. Os espelhos são bem-vindos, pois trazem profundidade a espaços pequenos, e se você posicioná-los de modo correto, pode realçar ainda mais os detalhes da casa.

 

Significado das melhores cores para ambientes

Veja algumas cores para incorporar seus ambientes:

 

Azul

O azul está presente em diversos ambientes, por ser uma dor que transmite tranquilidade, harmonia e leveza, geralmente é usado em salas ou ambientes de estudo.

Para ampliar ao máximo um ambiente com a cor azul, aposte em tonalidades mais claras.

 

Amarelo

O amarelo é uma cor viva que traz muita energia para os ambientes, por isso deve ser colocada em ambientes em que ficamos menos tempo.

Quando o amarelo está em um local onde tem bastante luz, o cômodo é ampliado. Mas lembre-se: evite sobrecarregar os seus espaços com o amarelo, pois pode ser cansativo aos olhos.

 

Verde

O verde traz delicadeza, relaxamento e leveza para os ambientes, já que por ser associado com a natureza, traz uma sensação de frescor e expansão ao espaço. É indicado para salas, banheiros e escritórios.

 

A escolha das tintas certas pode ser um fator determinante para ampliar os espaços e torná-los mais agradáveis e acolhedores. É por isso que aqui GoldenCor, oferecemos uma ampla variedade de tintas de alta qualidade e tecnologia avançada, desenvolvidas para atender às necessidades específicas dos ambientes.

Se você está em busca de tintas para ampliar seus espaços, temos as melhores opções para você.

Para não perder nenhuma novidade que postamos nas nossas redes sociais, nos siga no Instagram e no Facebook. Ou se preferir, entre em contato clicando aqui.

Se você gostou do nosso conteúdo, deixe o seu comentário.

Até o próximo post, abraços!

GoldenCor

Tags: , ,