Você sabe a diferença entre verniz e stain?

Criado em junho 5, 2020 e atualizado em 1 de fevereiro de 2021. Categoria: Verniz | Stain

Homem pintando madeira

Na hora de construir, reformar ou simplesmente dar um retoque aqui e acolá, sempre bate aquela dúvida sobre são quais os materiais e instrumentos mais adequados para pintar as paredes. Esclarecer tais dúvidas não só é importante para arquitetos, engenheiros, construtores e pintores, mas também para os próprios proprietários de imóveis. Sem dúvida, estar por dentro de certas características dos produtos faz a diferença e dá mais segurança na hora de conduzir um projeto de reforma ou pintura.

Por exemplo, o verniz e o stain têm um aspecto em comum – ambos servem para o para acabamento de madeiras –, mas tais substâncias diferem em várias outras características. Quem conhece essas diferenças, sabe quando utilizar um e outro e, assim, pode economizar tempo e dinheiro.

Pensando nisso, no post de esclarecemos tim-tim por tim-tim o que são esses dois produtos, para que servem e quando devem ser usados. Continue a leitura e fique por dentro você também!

 

Verniz

O verniz é uma mistura densa de diversas substâncias, desde resinas até óleo secante e solventes. Diferentemente das tintas convencionais, o verniz não contém pigmentos e, geralmente, requer diluição.

Quando aplicado sobre a superfície, ele forma um “filme”, ou seja, uma película de acabamento que protege contra os efeitos prolongados do tempo e das intempéries, recobrindo os poros da madeira e dando também brilho às peças. Os acabamentos disponíveis são brilhante, acetinado e fosco.

Apto para áreas internas e externas, o verniz deve ser reaplicado com uma periodicidade média de 1 a 2 anos, de acordo com o grau de exposição da madeira ao sol, à umidade e a outras intempéries.

 

Stain

Palavra de origem inglesa, “stain” significa “mancha”. Por isso, a substância designada por ela é por vezes chamada em português de “mancha de madeira”. Trata-se de uma resina impregnante que também garante maior durabilidade e longevidade à madeira. Além da função estética de ressaltar a tonalidade natural da madeira, este produto é hidrorrepelente, ou seja, repele a água, e combate a formação de fungos (fungicida).

Sendo de fácil aplicação e manutenção, o stain não requer diluição, não deixa bolhas e não trinca, uma vez que forma uma película muito mais fina do que o verniz, a qual é rapidamente absorvida pela madeira. Portanto, este material, diferentemente do anterior, não age formando uma camada de “filme” de proteção.

Acetinados, os stains agem realçando as fibras e os veios da madeira, o que mantém o aspecto natural e rústico das peças, assim como a sua tonalidade original.

 

Verniz vs. stains

Uma das vantagens do stain em relação ao verniz é a praticidade, pois ele pode ser reaplicado por cima de uma camada antiga dispensando o lixamento, apenas com uma limpeza para tirar o pó e outras sujeiras.

Outro aspecto importante é que o stain, ao contrário do verniz, não descasca, podendo apenas desbotar com o passar do tempo. O desgaste desse acabamento ocorre por erosão, num lento processo de remoção em que a camada do produto vai virando pó. Sendo assim, antes de reaplicá-lo, basta uma limpeza superficial para remover as partículas que se soltaram e a poeira.

Note, contudo, que, por ser impregnante, o stain não pode ser aplicado sobre outros acabamentos. Mais utilizado para áreas externas, nada impede a sua aplicação no ambiente interno.

Portanto, na hora de escolher entre o verniz e o stain, você deve levar em conta o tipo de superfície do seu projeto (interna ou externa), o aspecto que pretende obter (mais ou menos natural) e o nível de praticidade que procura (por exemplo, lixar ou não lixar).

 

Cuidados

O modo de aplicação e o número de demãos do verniz e do stain devem seguir as instruções das embalagens. Em todo caso, a aplicação com pincel ou rolo deve sempre ser feita no sentido dos veios da madeira.

É importante usar equipamentos de proteção individual durante a aplicação, tais como óculos de segurança adequados contra respingos de produtos químicos, luvas de PVC e máscara respiratória própria para vapores orgânicos e particulados.

A Goldencor conta com uma linha de stains e vernizes para o seu projeto.

Além das características já mencionadas, os nossos stains protegem contra fungos manchadores e boladores e contêm resinas e pigmentos que ajudam a atenuar a ação dos raios UV, reduzindo o empenamento.

A nossa linha de vernizes oferece diferentes acabamentos com altíssima resistência aos intemperismos.

Entre em contato conosco e faça seu orçamento agora mesmo, clicando aqui.

Até o próximo post!

GoldenCor Tintas

Tags: , , ,

Deixe um comentário