Saiba como preparar a superfície de madeira

Criado em março 19, 2020 e atualizado em 1 de fevereiro de 2021. Categoria: Madeira

Mulher lixando uma superfície em madeira

madeiraapesar de ser “matéria morta”, como dizia o poeta Vinícius de Moraestornou-se sinônimo de força vital. Ela está há muito tempo presente nas construções, no mobiliário, no artesanato, na fabricação de instrumentos esportivos e até mesmo nas criações artísticas. Reflexo dessa enorme variedade de usos é o fato de que a madeira é símbolo universal da própria ideia de matéria-prima.  

Mas trabalhar com esse material exige alguns cuidados e procedimentos especiais. Para alcançarmos o acabamento desejado, seja na pintura de uma parede, de um assoalho ou mesmo na reforma de uma porta, é necessário ter à mão ferramentas e produtos adequados e seguir um passo a passo. 

Neste post, ensinamos como preparar a superfície de madeira para receber uma boa pintura.  Continue a leitura para saber tim-tim por tim-tim! 

 

Preparando a madeira

Devido às características do material em questão, antes de pintar qualquer peça de madeira, é preciso preparar a superfície para receber bem a nova pintura e fazer assim com que ela dure o esperado. Isso é especialmente importante se estivermos lidando com uma superfície envelhecida.  

A seguir, apresentamos um passo a passo do que fazer: 

– Primeiro, remova a pintura antiga, raspando, de preferência, com uma espátula rígida – esse passo, claro, deve ser seguido apenas se estivermos trabalhando com algo que já foi pintado anteriormente. 

– Analise a superfície em questão com cuidado e avalie a necessidade de usar massa para madeira. Esse produto deve ser aplicado para cobrir rachaduras ou outras imperfeições e, assim, uniformizar a superfície que receberá a tinta, evitando que os defeitos fiquem aparentes depois de finalizada a pintura. 

– Lixe a madeira. Primeiro, use uma lixa mais grossa; depois, parte para uma mais final. Deixe a superfície lisa, sem fiapos de madeira ou desníveis significativos. Assim, o pincel deslizará muito mais facilmente. 

– Com um pano úmido, limpe a madeira – não use flanelas, elas tendem a soltar pelos que se grudam à madeiraSe possível, primeiro use um aspirador para remover qualquer poeira – ou resto de madeira – que tenha ficado depois de a superfície ser lixada, e depois passe um pano apropriado. 

– Se houver partes da madeira que você não deseja pintar, use materiais como fita crepe ou adesiva para cobrir esses espaços. 

– Aplique o primer. Isso irá facilitará a aplicação da tinta e o deslizamento do pincel. Além disso, fará com que a tinta fixe mais facilmente na madeira. 

– Aplique produtos apropriados para a madeira e siga os tempos de secagem recomendados. 

 

Dicas e outros cuidados necessários 

– Para aplicar a tinta na madeira, as trinchas macias são as ideais. Os pincéis secos, de cerdas duras, devem ser usados apenas para cobrir traços. 

– Rolos de pintura são indicados para aplicação de tinta látex ou acrílica e para superfícies maiores.   

– Use equipamentos de proteção adequados, como máscaras, e roupas adequadas, de preferência velhas, durante todo o processo. Quando for lixar a madeira, óculos protetores são indicados. Lembre-se que pequenas farpas podem saltar para o olho e mesmo o pó pode causar alergia. Quando for raspar madeira já pintada, tenha especial cuidado, pois a tinta antiga pode bem ser tóxica. 

Você sabia que a GoldenCor conta com uma vasta gama de tintas e produtos especialmente desenhadas para madeiras e materiais? São produtos que vão desde tinta convencionais, com diferentes tipos de acabamentos e coresaté stainsvernizes, primers e fundos niveladores para executar diferentes projetos da melhor forma possíveisAproveite a sua visita, entre em contato conosco e faça seu orçamento agora mesmo, clicando aqui. 

Até o próximo post! 

GoldenCor Tintas 

Tags: , ,

Deixe um comentário