Móveis do jardim sempre novos: 3 dicas de como manter

Criado em maio 15, 2020 e atualizado em 1 de fevereiro de 2021. Categoria: Móveis do jardim

Um jardim com móveis

O jardim é um espaço privilegiado da casa. Ele representa uma boa oportunidade para desfrutar da companhia de amigos e da família, para apreciar um bom livro ou simplesmente para descansar. Além disso, por nos deixar mais próximos da natureza, é por si só uma fonte de relaxamento – plantar, regar e cuidar de plantas e flores são inclusive atividades terapêuticas reconhecidas cientificamente. Para as crianças, é também uma oportunidade segura de um contato com a terra e com muitas brincadeiras.

Esse lugar especial da casa pode se tornar ainda mais charmoso e confortável quando equipado com móveis adequados e funcionais. Sofás, poltronas, estantes, mesas de centro e pufes transformam a nossa experiência no jardim. Contudo, por se tratar de um espaço muitas vezes exposto à ação da luz do sol e da chuva, alguns cuidados extras são necessários para manter esse mobiliário sempre novo.

Pensando nisso, no post de hoje reunimos 3 dicas de conservação para os móveis do seu jardim. Continue a leitura e depois coloque em prática!

 

#1 Conservação em geral

Móveis para o jardim são comumente feitos de madeira ou de aço e ferro, materiais que uma boa durabilidade e resistência, mas exigem alguns cuidados gerais de conservação.

 

Primeiro, evite deixá-los expostos às intempéries por longos períodos de tempo, sobretudo quando não estiverem em uso. Em dias de chuva, se possível, cubra os móveis de aço e ferro com uma lona ou proteção semelhante, evitando, assim, a oxidação das peças. É importante notar que problemas como pequenas rachaduras, despigmentações, envergamentos, retrações e afrouxamento dos parafusos são comuns nesse tipo de peças, especialmente se estiverem em área externa.

 

Ceras como as de automóveis e outros produtos químicos devem ser evitados, porque podem causar manchas e danos à superfície das peças. Em móveis de aço e ferro, nunca devem ser aplicados produtos abrasivos, como sapólio, alvejante e produtos que contenham cloro. Tenha cuidado para não derramar sal ou outras substâncias ácidas, como limão, vinagre ou cebola.

 

#2 Limpeza

Móveis de madeira e metal exigem diferentes cuidados na hora da limpeza. Vejamos.

Móveis de madeira devem ser limpos uma vez por semana com um pano macio e levemente umedecido em água, imediatamente seguido de um pano completamente seco.

 

Móveis de metal devem ser lavados uma vez por mês com detergente líquido e água, para remover poeira, gordura e outro tipo de sujeiras. Use uma mangueira para jardim, que facilitará a remoção de sujeira mais pesada. Depois dessa lavagem, as peças devem ser secas com um pano úmido, para evitar a aderência de água. Os detergentes neutros são ideais, devendo sempre ser aplicados com um pano macio.

 

#3 Pintura

A cada seis meses, os móveis de madeira do jardim devem passar por uma sessão de conservação mais profunda. Para isso, siga o passo a passo a seguir:

1 – Lave o móvel com água e sabão.

2 – Aguarde a secagem completa.

3 – Lixe o móvel levemente com uma lixa fina ou com uma palha de aço.

4 – Aplique o Stain Goldencor. Ele irá realçar os tons da madeira, do natural incolor até o tom mais escuro, deixando o móvel com aparência de novo. Além disso, o produto cria uma barreira de proteção sobre a superfície, protegendo dos raios UV, das intempéries climáticas e, principalmente, da penetração da água da chuva, que pode levar ao apodrecimento do móvel.

5 – Deixe o produto secar completamente.

6 – É recomendada a aplicação de uma segunda demão após alguns dias da primeira aplicação.

 

Os móveis de metal também podem ter a sua pintura renovada, dando mais colorido ao jardim – aliás, essa é uma das vantagens desse tipo de mobiliário. Basta usar a imaginação!

 

A Goldencor conta com uma linha de stains e tintas especialmente desenhadas para madeira e metal que deixarão seus móveis do jardim sempre com cara de novos. E são mais de 2 mil cores para o seu projeto. Entre em contato conosco e faça seu orçamento agora mesmo, clicando aqui.

Até o próximo post!

GoldenCor Tintas 

Deixe um comentário