5 dicas para conservar as tintas que foram abertas

Criado em fevereiro 20, 2020 e atualizado em 1 de fevereiro de 2021. Categoria: Tintas

Três homens pintores trabalhando

Você terminou uma determinada pintura, sobrou tinta e agora você está em dúvida sobre o que fazer com esse resto? Veio ao lugar certo!

Neste post, ensinamos como conservar a tinta, prolongando com segurança e qualidade a sua vida útil até uma próxima tarefa, e, além disso, mostramos como armazenar pincéis e rolos corretamente.

Continue a leitura e saiba o que fazer!

 

#1 Não dilua toda a tinta

Se você já prevê que não vai usar todo o produto, nunca dilua toda a tinta de uma lata. Após serem dissolvidas em água ou solvente, elas não podem mais ser armazenadas e perderão as suas propriedades.

Note que tintas diluídas podem apresentar fungos, mal cheiro e até apodrecimento.

 

#2 Limpe a borda da lata

A maior parte das tintas comercializadas atualmente vêm com um sistema de fechamento que permite a reutilização.

Depois de separar a tinta que sobrou (e que ainda não foi diluída), é hora de limpar bem a borda da lata de modo a garantir a vedação completa na hora de fechar.

Note que as tintas acrílicas, à base de água e de látex devem ser limpas somente com água. Já as latas e materiais de pintura das tintas óleo, esmalte sintético e vernizes devem ser limpas com um solvente.

Esse procedimento é necessário pois os resíduos de tinta na borda da lata podem fazer com que ela não se feche completamente, permitindo a entrada de ar.

 

#3 Escolha o local apropriado para o armazenamento

Depois de bem fechadas, as latas com restos de tinta devem ser guardadas em locais arejados e secos. Elas não devem ser expostas ao sol, já que o calor em excesso endurece a tinta com o tempo.

#4 Guarde as latas de cabeça para baixo

Certifique-se de que a lata está bem fechada. Em seguida, vire-a de cabeça para baixo e deixe-a nessa posição.

Esse simples truque permite uma entrada de oxigênio menor. Além disso, uma película se forma no fundo do recipiente. Quando você virar a lata para usar o resto do produto que sobrou, a tinta de cima estará pronta pra uso.

 

#5 Cuide dos pincéis, trinchas e rolos

Assim que terminar de utilizar objetos como pincéis e trinchas, retire o excesso de tinta com um pedaço de jornal velho. Em seguida, devemos remover completamente o produto que restou nas cerdas.

Se a tinta for à base de água, mergulhe esses objetos em água; se for à base de solvente, mergulhe no mesmo produto diluente utilizado na tinta. Deixe ficar de molho até que os pelos se descolem um do outro e a tinta tenha se soltado totalmente.

Lave tudo com água morna e detergente neutro e, em seguida, deixe secar bem. Guarde os seus pincéis na posição vertical, em potinhos apropriados, ou na horizontal, sempre com cuidado para não amassar as cerdas.

Se o instrumento utilizado foi o rolo, temos dicas para armazená-lo corretamente também. Retire o excesso de tinta com uma espátula apropriada. Depois, enrole o rolo em um jornal para que o resto do produto seja absorvido pelo papel. Desmonte o cilindro e mergulhe a espuma em água ou em diluente, conforme o tipo de tinta. Lave, em seguida, com um detergente de pH neutro e água quente. Deixe secar e volte a encaixar no suporte. Guarde o rolo em um lugar ventilado. Ele estará pronto para próxima!

Conte com a GoldenCor Tintas para os seus projetos de pintura. Temos uma diversa linha de tintas premium, com mais de 2 mil cores e excelentes acabamentos e durabilidade.

Aproveite a sua visita, entre em contato conosco e faça seu orçamento, clicando aqui.

GoldenCor Tintas

Tags: , , ,

Deixe um comentário