Aprenda como calcular a quantidade de tintas

Criado em novembro 26, 2020 e atualizado em 1 de fevereiro de 2021. Categoria: Pintura | Tintas

Mulher mexendo em um balde de tinta

Eis que é chegado o momento da pintura na sua obra. Você já definiu o tipo de tinta, já escolheu as cores, já separou todos os materiais e está pronto para fechar o orçamento. Mas e a quantidade?, de quantas latas você irá, de fato, precisar?

É importantíssimo saber isso – afinal, ninguém quer desperdícios, comprando demais e acabar jogando dinheiro fora. Por outro lado, comprar menos do que se precisa e se deparar com a falta de produto também não é desejável, pois essa situação pode gerar atrasos e perda de tempo, de forma desnecessária. Isso para já não falar que você pode depois não encontrar mais a cor de que precisa para finalizar a pintura.

Quantidade: essa é uma dúvida muito comum na hora de pintar. Por isso, no post de hoje, explicamos tintim por tintim tudo o que você precisa saber para calcular exatamente de quanta tinta precisa para a sua obra ou reforma. Vem com gente!

 

Fatores que devem ser levados em conta na hora de calcular a tinta

Para fazer o cálculo das latas de tintas necessárias para executar uma dada pintura, é necessário levar em conta os seguintes aspectos:

A superfície a ser pintada: trata-se de uma superfície de madeira, de alvenaria, de gesso? É área interna ou externa? Está bem ou mal conversada? Isso tem influência na quantidade porque, por exemplo, o gesso novo apresenta uma maior absorção de tinta e, assim, consome mais produto.

O tipo de tinta que vai ser utilizada: existem diversos tipos de tintas no mercado – Látex, Acrílica, Epóxi, Premium, Standard e Econômica etc. Nós já falamos delas aqui no blog, clica aqui e depois aqui pra ler os artigos. Pois bem. Cada tinta tem um rendimento próprio, geralmente informado pelo fabricante. Por exemplo, a média de rendimento da tinta Látex é de 200 a 350 m² por demão, com diluição em 50% de água.

A quantidade necessária de demãos: essa informação depende essencialmente do tipo de superfície que vai ser pintada e do tipo de tinta que será utilizada. É que cada tipo de tinta tem uma quantidade de demãos necessárias indicada pelo fabricante para cada superfície. Por exemplo, na tinta econômica, o número de demãos necessárias para se obter um bom acabamento tende a ser maior.

O rendimento por metro quadrado/demão dessa tinta: outra característica informada pelo fabricante no boletim técnico do produto e, geralmente, na embalagem. Novamente, cada tinta, por suas características, tem uma capacidade de rendimento por metro quadrado e demão, o que também influi na quantidade a ser adquirida.

A metragem da área que será pintada em metros quadrados: usamos como medida padrão o metro quadrado para a expressão da área a ser pintada. Para obter essa medida, meça a largura e a altura das paredes, usando uma fita métrica. Depois, multiplique esses valores para obter a área total.

Com essas informações levantadas, você poderá então calcular quantas latas de tinta serão necessárias para a sua pintura com muito mais precisão.

 

Hora de fazer os cálculos

Na posse das informações que elencamos no tópico anterior, é hora de calcular a quantidade de tinta necessária. Para superfícies normais, que requerem uma quantidade normal de tinta, você pode utilizar os seguintes passos:

1) primeiro, divida a quantidade de rendimento da tinta pelo número de demãos;

2) depois, divida o valor total da área a ser pintada pelo valor obtido no cálculo de rendimento;

3) o número resultante corresponderá à quantidade de tinta necessária.

 

Calma, vamos ver um exemplo na prática

Imagine que você irá pintar uma área interna, com acabamento em reboco, que não tem necessidade de manutenção constante e mede 300 m2. Por isso, optou pela tinta tipo Látex. Em uma lata de 20 litros dessa tinta, é informado que o produto rende 200 m² por demão. Vamos considerar que são necessárias duas demãos. Então, primeiro será preciso dividir a área por dois (número de demãos).

O valor obtido foi de 100 m2. Agora, o tamanho (300 m2) deve ser dividido por 100 m2. Obtemos o resultado três. Assim, sabemos que serão necessárias três latas de tinta de 20 litros para pintar toda a área desejada.

 

Esquematizando a nossa fórmula:

Rendimento informado / número de demãos necessárias = rendimento na prática

Área total a ser pintada / rendimento na prática = número de latas necessárias

 

Dicas finais

– Os cálculos aqui apresentados permitem chegar a um valor aproximado do que é necessário adquirir para pintar uma dada superfície. Mas é importante frisar que a técnica de pintura, características especiais da superfície e o seu preparo também acabam influenciando a conta. Um pintor inexperiente pode acabar desperdiçando mais tinta do que alguém com prática – isso também deve ser levado em consideração.

– Lembre-se de cobrir tudo que não vai ser pintado, do chão aos móveis. Proteja ambos com papelão ondulado – é o melhor material. Ele absorve a tinta mais rápido, faz com que ela seque e evita que ela chegue ao revestimento do piso. Não use plástico, sabe por quê? Alguém pode pisar na tinta úmida que caiu sobre ele e espalhar sem querer.

– Cuide especialmente dos cantinhos. Uma boa estratégia é fita adesiva (ou fita crepe) para delimitar as áreas de pintura e usar pincéis finos para pintar os cantos. Quanto aos rodapés, cubra com fita crepe larga e aperte o cantinho que fica junto à parede com uma régua, para evitar que a tinta escorra por alguma fresta.

Na hora de escolher as tintas para o seu projeto, é essencial optar por qualidade – isso vai influenciar diretamente a quantidade de que você precisará. Além de contar com mais de 2 mil cores, a linha de tintas Premium da Golden rende muito mais, apresenta baixo respingo, proporciona melhor cobertura e oferece excelente acabamento.

Além das tintas, contamos com uma linha de seladores, fundos preparadores, impermeabilizantes e massas. Os nossos thinners são indicados para diluir primer sintéticos e vários outros tipos de tintas, bem como para a limpeza em geral.

Até o próximo post!

 

GoldenCor Tintas 

Tags: , , ,

Deixe uma resposta